5 lagos em Alberta que você não pode deixar de conhecer

ELISABRENNERCanadá, RoadTrip2 Comments

O Canadá em geral é bem famoso pelas suas belezas naturais, como rios, montanhas, lagos, geleiras e praias. Alberta, uma das 10 províncias canadenses, está localizada no oeste do Canadá e tem uma geografia bem interessante, já que na mesma província é possível encontrar montanhas, planícies, geleiras, muitas florestas de coníferas e até áreas praticamente desérticas.

A região mais famosa de Alberta é a ao redor das Rocky Mountains, a parte montanhosa da província. É muito comum encontrar lagos deslumbrantes nessa região. Esses lagos geralmente são formados por nascentes nas próprias montanhas e pelo degelo da neve.

Eu já visitei muitos lagos, cada uma mais maravilhoso que o outro e confesso que foi difícil escolher apenas 5 para listar aqui.

Lake Louise

Sem dúvidas o lago mais famoso de Alberta e talvez de todo o Canadá. O lago conhecido por Louise fica num vilarejo de mesmo nome no Banff National Park.

O lago é cercado por montanhas de todos os lados, menos um, onde se encontra o imponente Fairmont Chateau Lake Louise, um hotel 5 estrelas maravilhoso. Que vale muito a pena conhecer, mesmo que não seja para ficar hospedado.

Visitar o Lake Louise pode ser um pouco complicado, isso porque o local se tornou tão turístico que é bem difícil achar estacionamento, tirar uma foto sem que ninguém apareça ao fundo é quase impossível.

O lago é lindo tanto no verão quanto no inverno. No verão é possível andar de canoa no lago é no inverno é possível patinar nele.

Moraine Lake

O Moraine é sem dúvidas o meu preferido. A entrada para o Moraine fica bem próximo ao Lake Louise, porém é preciso dirigir mais uns 10 km em uma estrada estreita e bem curva, por isso o acesso ao lago é fechado durante o inverno.

No verão, como o movimento é grande, o acesso privado também é fechado e o único jeito de chegar lá é através do shuttle da cidade. Mas vale a pena.

O Moraine é de um azul que não tem explicação! Ao sair do estacionamento, tem uma trilha montanha acima para ter uma vista superior do lago. A trilha é curta mas bem inclinada e cheia de degraus mas vale cada esforço. Ao lado do Moraine também tem um hotel o Moraine Lake Lodge.

Peyto Lake

O Peyto Lake está localizado à 42 km ao norte do vilarejo de Lake Louise, também no Banff National Park. Não é um lago tão conhecido quanto os dois citados anteriormente mas é igualmente maravilhoso.

O acesso ao Peyto Lake é bem fácil pela Icefields Parkway (estrada que liga as cidades de Banff e Jasper) o problema mesmo é estacionar. O estacionamento geral fica bem abaixo do mirante do lago, por isso é preciso subir pela trilha até o segundo estacionamento (permitido apenas para ônibus de turismo e deficientes físicos).

A trilha não é muito longa, mas a subida é um pouco cansativa. A vista lá de cima é de encher os olhos. Os tons de azul do Peyto Lake são bem diferentes do azul do Lake Louise e do Moraine; isso porque no Peyto se encontra muita areia e farelos das montanhas ao redor, que dão ao lago esses tons meio leitosos.

Pyramid Lake

O Pyramid Lake fica bem próximo à cidade de Jasper, e não tem tantos tons de azul quanto os lagos citados anteriormente mas também é lindo. Na beira do lago se encontra o Pyramid Lake Resort, um hotel super charmoso que durante o verão oferece aluguéis de canoas, barcos, caiaques, pedalinhos e bicicletas para hóspedes e turistas.

Não nos hospedamos no hotel mas tivemos a oportunidade de tomar o café da manhã no The Pines, um dos restaurantes do hotel que tem uma vista linda do lago.

Para o café da manhã é possível escolher entre o menu a la carte ou o buffet. Escolhemos o buffet e adoramos a comida.

Bem próximo ao hotel tem a Pyramid Island, acessível por trilha ou de carro (tem um pequeno estacionamento no local). A ilha é bem fofa e para chegar no local tem uma ponte de madeira.

Maligne Lake

Maligne Lake é um dos lagos mais famosos do Jasper National Park e está localizado a 44 km ao sul da cidade de Jasper. A rodovia até o lago é cênica e tem vistas lindas da região. Nas proximidades do lago também tem um hotel como nos anteriores, o Maligne Lake Lodge.

No Maligne Lake também é possível alugar canoas e pedalinhos, mas o lago é famoso mesmo pelo Boat Cruise Tour. O passeio de barco dura geralmente 1 hora e meia e percorre todos os 14 km do lago. Não fizemos o passeio porque eu achei os preços bem salgados ($80 por pessoa!!) mas eu fui pesquisar melhor e vi as fotos do passeio e acabei arrependendo de não ter ido.

O ponto principal do passeio é a Spirit Island, uma ilha acessível apenas de barco, a ilha só existe por alguns meses do ano. O passeio de barco incluiu parada na ilha e acompanhamento de um guia local.

Bônus

Emerald Lake

O Emerald Lake não está na lista porque ele está na Província de British Columbia, no Yoho National Park mas fica tão pertinho de Alberta que eu não pude deixar de citá-lo. Eu não o conhecia até há poucas semanas atrás e já me apaixonei. Paramos no Emerald Lake na volta da nossa viagem à Revelstoke e achei o lago lindo!

A entrada para o Emerald Lake fica na Highway 1 Trans Canadá à 40 km ao sul do vilarejo de Lake Louise

Ao lado do lago também tem um hotel lindo, o Emerald Lake Lodge, não chegamos a conhece-lo mas o hotel de fora parece lindo.


E na opinião de vocês, quais são os lagos mais bonitos de Alberta?! Deixem nos comentários

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

2 Comments on “5 lagos em Alberta que você não pode deixar de conhecer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *