Alberta’s Drivers Licence

ELISABRENNERCanadá, Edmonton4 Comments

Eu expliquei nesse post aqui sobre algumas coisas importantes para fazer depois que a sua permissão de estudos chega (se você tem dúvidas sobre a diferença entre visto e permissão, não deixe de conferir esse post aqui), uma delas é requerer e tirar a carteira de motorista canadense. Lembrando que, caso você já tenha uma carteira de motorista de outro país, você pode dirigir com ela, desde que apresente-a junto com a permissão de estudos.

Eu tenho há mais de 5 anos a CNH brasileira – carteira nacional de habilitação – mas eu quis fazer a carteira de motorista de Alberta, primeiro porque o seguro do carro fica mais barato com uma drivers licence canadense e segundo porque é um documento de identificação com foto muito mais fácil de carregar.

Para tirar a drivers licence de Alberta é muito simples. Tudo que você precisa fazer é estudar esse material aqui, ir em qualquer Registy e fazer a prova. São 30 questões e você precisa acertar 25 para ser aprovado. As questões são simples e de múltipla escolha, mas aconselho que você estude bastante. O valor é de aproximadamente $18 e caso você seja aprovado, você já sai com a sua carteira GDL-7 na mão.

Capturar

A carteira GDL-7 é a carteira de aprendiz, qualquer pessoa a partir dos 14 anos pode tira-la, mas para dirigir com ela existem algumas restrições, como, você só pode dirigir acompanhado de alguma pessoa que possua a carteira Class 5 full, não pode ter nenhuma quantidade de álcool no sangue, só pode adquirir 8 pontos na carteira antes de ser suspenso, não pode dirigir entre 12am e 5am e deverá dirigir com essa classe por no mínimo 1 ano antes de mudar de classe.

O caminho tradicional é, após um ano de prática e caso a pessoa já tenha 16 anos, é possível mudar para a classe seguinte, a GDL-5 e para isso é preciso fazer um prova prática de 30 minutos (custo de aproximadamente $80). Nessa classe, o motorista ainda é considerado aprendiz, mas as restrições mudam. Já é possível dirigir de madrugada e não é necessário mais a presença de um acompanhante.

A próxima etapa após 2 anos de experiência, caso o motorista já tenha 18 anos de idade e uma prova prática de 1 hora (custo de aproximadamente $150) seria mudar para CLASS 5-FULL, com essa carteira é possível servir de acompanhante para um aprendiz, ter mais pontos na carteira antes de ser suspenso e existe um nível tolerado de álcool no sangue.

Mas, caso você, assim como eu, já tenha uma CNH o caminho é outro. Após fazer a prova teórica, você pode entregar a carteira de motorista brasileira – original e traduzida, sendo que a original será retida e destruída- pagar uma taxa (aproximadamente $30) e esperar a avaliação deles. Assim será julgado se você poderá saltar para a classe GDL 5 ou 5-FULL e isso depende totalmente deles.

A resposta geralmente sai em duas semanas e você poderá fazer a prova correspondente para a classe que você irá saltar. Eu passei na prova teórica, entreguei a minha CNH e ainda estou esperando a resposta para saber para qual classe irei mudar. Estou um pouco tensa com a prova prática e pretendo pegar algumas aulas de direção.

Tudo isso é como funciona em Alberta, já que cada província tem as suas regras e restrições.

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

4 Comments on “Alberta’s Drivers Licence”

  1. Pri

    Olá Elisa, eu não sabia que o seguro do carro ficava mais barato com a carteira canadense. Acredita que eu ainda não tirei a minha? Por eu ser estudante internacional, nunca me preocupei. Beijos

    1. ELISABRENNER

      Fica mais barato sim, acredita? Eu vou fazer a prova pratica semana que vem! Pensa o tanto que eu estou ansiosa?!

  2. MrsPEng

    Bom dia Elisa!
    Nossa, adolescentes de 14 anos dirigindo? Medo!!! rsrsrsrsrs!
    Conte pra gente da prova depois…quando a gente muda de país vira mesmo criança de novo né, nunca imaginei passar de novo pela tensão de tirar carteira! =)

    Um abraço e boa sorte!

    1. ELISABRENNER

      Pois é! Eu nem acreditei quando fiquei sabendo que com 14 anos já pode dirigir por aqui! Eu estou com medo da prova aí estou enrolando um pouquinho pra fazer hehehe muito tenso kkkkk
      Obrigada! Beijos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *