Casamento civil em Alberta

ELISABRENNERCanadá, Sobre mim3 Comments

Eu e o Bruno estamos noivos há pouco mais de um ano e decidimos que nos casaríamos esse ano. Não foi uma decisão precipitada, afinal já moramos juntos desde agosto de 2015. Como eu recentemente passei por esse processo, gostaria de compartilhar com vocês quais são os passos para realizar um casamento civil aqui em Alberta.

No Canadá é legal, comum e completamente normal o casamento entre pessoas do mesmo sexo, então caso eu me refira a casal como “homem e mulher” é meramente por força do hábito.. mas você pode ler da forma que adequar a sua realidade, ok?! 

Marriage license 

O primeiro passo é comprar uma “licença para casar” em algum registry (cartório). Para isso é preciso que os dois estejam presentes com um documento oficial com foto (drivers license, passaporte ou outro equivalente). Caso algum dos dois seja divorciado(a) ou viúvo(a) é preciso apresentar certidão de divórcio/óbito. 

A licença contém dados básicos, como nome, endereço, telefone, religião (para fatos exclusivamente estatísticos), data e local de nascimento; assim como os nomes dos pais de ambos. Uma taxa é paga ao cartório (cerca de $100) e depois de assinar e jurar que todas as informações são verdadeiras, vocês já saem de lá com a licença em mãos. A licença tem validade de 90 dias. 

Commissioner 

O segundo passo é arranjar um commissioner, que é a pessoa qualificada para celebrar casamentos. Qualquer pessoa pode se tornar um commissioner, basta fazer os cursos específicos para tanto. 

A lista dos commissioners de Alberta é bem grande e está dividida por cidades. Eu mandei emails para 11 pessoas diferentes, mais por curiosidade e para fazer uma pesquisa de preços. Apenas 8 me responderam. Alguns foram mais gentis e prestativos que os outros. A média de preço varia entre $175 e $300, sendo que a grande maioria cobra $200. 

Outros detalhes 

Para celebrar o casamento é preciso a presença de 2 testemunhas com mais de 18 anos de idade. As testemunhas podem ser qualquer pessoa. Aí é só escolher a data (dentro dos 90 dias) e o local (que pode ser qualquer lugar! Desde uma igreja, parque ou até a própria residência). 

Casamento celebrado, papéis assinados, e finalmente declarados “marido ou mulher” (reforçando a ideia que casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal, permitido, bem visto e lindo e lembrando que toda forma de amor é linda! Feio é não amar) o commissioner é responsável por encaminhar os documentos para os lugares que eles devem ir (não tenho a menor ideia aonde seja, desculpem-me kkkk) 

married-925455_960_720

O primeiro documento emitido é o statement of marriage que é a primeira prova do casamento (pode ser usado para mudança de sobrenomes para drivers license) 

Depois de 10 dias úteis é possível requerer a certidão de casamento em algum cartório de Alberta, que é a prova legal do casamento e pode ser usada para mudança de nomes em passaportes e outros documentos federais. 

Bom é isso.. na verdade é bem mais simples do que parece! As festas de casamento tradicionais canadenses já são outra história! Quer saber como é?! Não deixe de ler esse post em que a Priscila conta tudo sobre as tradições em casamentos no Canadá.

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

3 Comments on “Casamento civil em Alberta”

  1. Julie

    Olá! Post muito útil para mim! Vou me casar em maio com meu namorado canadanse em Alberta, é só isso que precisa mesmo de documento? meu passaporte, certidão de nascimento (tem que estar traduzida para o ingles?). Vou ficar poucos dias lá então quero ir já sabendo de tudo pois não vou ter muito tempo, e pesquisando na internet tenho achado informações diferentes 🙁

    1. ELISABRENNER

      Olá Julie,
      Desculpa pela demora em responder.
      Sobre os documentos são só esses mesmo. eu não precisei mostrar meu passaporte e nem certidão de nascimento… só a minha carteira de motorista de Alberta já foi o suficiente. Agora se você não tem a carteira de motorista daqui, acho que somente o passaporte já é o suficiente.. mas na dúvida, traga a certidão de nascimento traduzida, só pra garantir hehehe
      Beijos
      Elisa

  2. Pri

    Seu post está ótimo! Bem explicadinho. Até onde eu sei em BC também é assim. Parabéns pelo casamento. Beijos e felicidades 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *