Como é ser estudante internacional no Canadá

ELISABRENNERCanadá18 Comments

Para quem não sabe ainda, eu sou colunista colaboradora do blog Brasileiras Pelo Mundo, um blog super legal e completo, em que mulheres de diversos países do mundo escrevem para contar as suas experiências em diversos planos da vida, desde a maternidade e adaptação das crianças em um país novo, até sobre questões políticas um pouco mais polêmicas. No mês de outubro saiu um texto meu em que eu conto sobre como é a vida de estudante internacional aqui no Canadá.

Com 23 anos de idade, um bacharelado em direito e uma carteira da OAB nunca usada, eu me mudei com meu noivo para o Canadá. Nunca fui muito apaixonada pela área jurídica e jamais tive a menor vontade de advogar, mas sempre tive o sonho de morar e estudar em outro país. 

Acho que parte desse sonho se deve ao fato de que quando adolescente, assisti a vários filmes e séries com personagens que eram alunos do ensino secundário (high school) e universidades. 

Ano passado, ao chegar no Canadá, comecei a por esse sonho em prática. Depois de preencher toda a papelada, traduzir documentos e fazer uma prova de proficiência na língua inglesa, consegui ser aceita na Grant Macewan University, na minha primeira opção de curso: Legal Assistant. 

img_5500

Do momento em que eu dei entrada no processo até o meu primeiro dia de aula se passaram 11 meses e 5 dias. A espera, a ansiedade e o nervosismo foram longos e bem difíceis de enfrentar.

Sobre o meu curso 

O ano letivo aqui na América do Norte se inicia no começo de setembro, aqui no Canadá, na terça feira, logo em seguida ao feriado de Labour Day (dia do trabalho na 1ª segunda feira do mês de setembro).  Até as minhas primeiras semanas de aula eu não sabia muito o que esperar do meu curso, afinal, a profissão de paralegal não existe no Brasil. 

Logo descobri que ser um Legal Assistant não é algo tão bobo quanto parece. Um assistente jurídico auxilia o advogado em várias tarefas em um escritório de advocacia; seus deveres vão além de atender telefones e organizar reuniões.  

Uma das tarefas mais importantes é, sem duvidas, a pesquisa jurídica, porque o sistema jurídico na maior parte do país (com a exceção da província de Quebec) é baseado no Common Law, ou direito de precedentes, herdado da Inglaterra. Dessa maneira, a pesquisa de casos anteriormente julgados é uma essencialidade. 

O primeiro dia de aula foi tranquilo; a universidade organizou um evento para receber os alunos novos com palestras sobre a Universidade e tours para conhecer o Campus, o que ajudou a quebrar o gelo e me fez sentir um pouco mais como uma estudante da Macewan. 

Os dias seguintes foram de aula normal. Todos os meus professores são incríveis, super focados e muito bons profissionais. Eu ainda estou um pouco assustada com a quantidade de trabalhos que valem nota (assignments) e de material para ler. Não que as leituras sejam difíceis, mas o volume de leitura é muito grande. 

Macewan Internacional

O apoio para alunos internacionais é muito grande. Na minha universidade existe um departamento inteiro destinado a apoio e orientação dos alunos internacionais. Nele trabalham pessoas de diversas nacionalidades e, como eles são “internacionais”, fica bem mais fácil na hora de aconselhar e ajudar os alunos, afinal, muitos deles já passaram por os situações parecidas. 

img_5622-copia

Também oferecem palestras semanalmente com vários temas super interessantes para os recém chegados, que variam desde adaptação cultural, como melhorar as habilidades de leitura e escrita na língua inglesa e até conselhos sobre imigração. Ainda organizam eventos especiais e divertidos para os alunos como visita a museus, estádios de esportes, viagens e aulas interativas na academia da Universidade.


img_5624-copia

Recursos da Universidade

Não é novidade para ninguém que estudar no exterior pode custar muito caro. Aqui no Canadá um semestre para um aluno internacional pode custar até 3x mais do que para um aluno nativo. Os valores variam muito de acordo com o curso, província e universidades.

Em compensação, os recursos que as universidade oferecem são de deixar a gente babando. Os laboratórios de informática são super modernos, com máquinas de última geração;  a academia (o acesso é livre para alunos) é gigantesca e além de equipamentos para musculação, ainda tem piscina, sauna, quadras de esporte e aulas variadas; existem vários lounges para estudo com sofás e poltronas super confortáveis e ainda existem dormitórios alugados para alunos.

A biblioteca é enorme e de encher os olhos. A Universidade também conta com serviços de aconselhamento, ajuda para encontrar o primeiro emprego e elaboração de currículo, creche para as mamães deixarem seus filhos e poderem estudar tranquilas e diversas lanchonetes e restaurantes espalhados pelo campus.

SAMU

Students’ Association of Macewan University (SAMU) é a associação dos estudantes. É ela que representa cada estudante, fala por ele e busca melhorias junto a universidade.

É o SAMU que elabora as diversas festas e festivais ao longo do ano. Recentemente aconteceu o Fall Fest, ou festival de outono, com música ao vivo e barraquinhas de comida e bebida, exclusivo para os alunos. Ainda sobre diversão, eles também são responsáveis e incentivam a criação de clubes estudantis, que são pequenos grupos de alunos com o mesmo interesse, atualmente são mais de 80 clubes e essa lista só está crescendo.

img_5634

Fall Fest 2016 foto: https://www.instagram.com/macewanu/

O SAMU presta vários serviços aos alunos e ainda oferece vários benefícios, como o U-Pass que é um passe que garante transporte público gratuito aos alunos durante todo o período escolar. O Benefits Card, que é um plano de saúde e dentário complementar para os estudantes, além de garantir consultas grátis com médicos e dentistas, o Benefits Card ainda oferece desconto em diversos remédios e exames.

Safe-Walk é um projeto realizado pelo SAMU em que voluntários caminham com os alunos até seus carros, ou pontos de ônibus e estação de metrô, durante o período noturno para garantir a segurança dos mesmos. Além disso tudo, o SAMU organiza cafés da manhã gratuitos em datas selecionadas para garantir a boa alimentação dos alunos.

De uma maneira geral, a universidade não tem defeitos, eu estou simplesmente encantada com tudo e muito feliz em poder viver essa experiência maravilhosa.

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

18 Comments on “Como é ser estudante internacional no Canadá”

  1. Luana Andrade

    Oi Elisa, tudo bem ? Estou indo para o Canadá este ano e tenho a pretensão de fazer o mesmo curso que vc… Sou advogada aqui no Brasil e o mercado de trabalho está remunerando muito mal os advogados daqui. Me tira uma dúvida por favor, agora que vc já está formada e inserida no mercado de trabalho, qual é a média salarial paga pelo mercado para aquelas pessoas que são legal assistant ou para legal ??? Obrigada pelas informações e mto produtivo o seu blog.

    1. ELISABRENNER

      Ola Luana, obrigada pelo comentário e pela visita ao blog. Que bacana saber que você está vindo para o Canada fazer o mesmo curso que eu. O salário não é maravilhoso mas da pra viver dignamente sem problemas! Depende muito da província e da cidade. O salário inicial geralmente é entre 35000 e 40000 dólares por ano – valor bruto, que vai cair entre 15% e 20% por causa dos impostos. Espero ter ajudado, Elisa

  2. Brunna França

    Oi Elisa, tudo bem? Achei um post seu sobre suas mudanças e super me identifiquei. Faço 23 anos agora em fevereiro e acabei de formar em direito. Não tenho pretensao nenhuma em advogar, tanto que nem tirei a oab ainda. Meu sonho sempre foi o canada, desde a primeira vez que fui a 5 anos atras! Vi que você fez o curso de paralelgal, já tinha pesquisado sobre ele e achei interessante caso eu queira continuar na minha área no Canadá. Gostaria de te pedir algumas informações baseadas na sua experiência, tipo o que você acha do curso de paralegal? No quesito trabalho, tem um bom retorno financeiro pra viver bem aí ? Sou muito apaixonada pelo canada e não me vejo mais vivendo no brasil, tenho família que mora aí é tudo está conspirando a favor pra eu ir, mas ainda me sinto insegura em reação à isso!! Abraços

    1. ELISABRENNER

      Olá Brunna, obrigada pelo comentário e pela visita ao blog! A profissão de paralegal é bem diferente da de advogado. O paralegal faz mais funções administrativas como de responder e-mails, contactar clientes, escrever cartas e peças jurídicas, tudo sob supervisão de algum advogado.
      O retorno financeiro não é o melhor do mundo mas é bem satisfatório, aqui na província de Alberta um paralegal em entry level (que acabou de formar) ganha entre 35,000 e 40,000 (dólares) por ano.
      A faculdade aqui é levada bem a sério então venha preparada para estudar bastante (ainda mais sendo em outra língua).

      Espero ter ajudado,

      Elisa

  3. EDUARDO MIRANDA DE SOUZA

    Olá Elisa,
    Então a sua turma será a última, assim sendo a MacEwan não oferecerá mais?
    Ví que na SAIT em Calgary oferece o curso, se não me engano é mais em conta que em Edmonton.
    Antes de mais nada… Já acompanho você tanto aqui no Blog como no instagram.
    Boa sorte e sucesso.

    1. ELISABRENNER

      Ola Eduardo,
      A MacEwan mudou apenas o nome do curso, mas o programa sera oferecido sim, so que com o nome de Paralegal.
      Obrigada!

  4. Danielle Padilha

    Ah sim, entendi! Obrigada Elisa, vc me ajudou mto. Vou continuar te acompanhando por aqui pra me manter informada. Ainda mais sabendo que vc faz um curso do meu interesse. Se poderes escrever sobre curiosidades, dificuldades e mercado de trabalho nessa área seria mto interessante. Sucesso pra vc!

    1. ELISABRENNER

      Fico muito feliz em saber que eu ajudei! Pretendo escrever sim! assim que eu tiver mais informacoes sobre o assunto pode deixar que vou escrever sim. Obrigada, beijooos

  5. Danielle Padilha

    Na verdade Elisa eu não pretendo praticar a advocacia no Canadá, e sim trabalhar como Legal Assistant e se fosse o caso, futuramente, pensar em fazer o programa pra qualificar. Quer dizer então que pra ser Legal Assistant paga-se 40 mil CAD anual? Desculpa não ter ficado muito claro pra mim, pois quando pesquiso Paralegal ou Legal Assistant nas universidades encontro o valor de no máximo 14 mil Cad/ano. Que pena que vc não tem youtube, mas com tanta coisa pra estudar, imagino a dificuldade! Obrigada Elisa!!!

    1. ELISABRENNER

      acho que eu que nao soube explicar muito bem. os links que eu te mandei e o valor de 40mil ano eh para o mestrado para advogar aqui. o college para ser paralegal custa 20 mil ao ano (pode variar um pouco dependendo da universidade e provincia) e dura 2 anos.. entao o total de 40 mil (o curso todo). Ficou mais claro? hehehe

  6. Danielle Padilha

    Nossa 40 mil dolares? Eu fiz uma simulação no site que vc indicou e daria uns 6180 dolares por ano, escolhendo 3 matérias por termo. Qntas matérias por termo tem que fazer pra formar? Pelo que eu entendi teria que fazer pelo menos 3 por termo pra ser considerado full time. Vc tem canal no youtube Elisa? Obrigada por responder.

    1. ELISABRENNER

      Eu olhei no site da propria universidade que oferece o curso. Olhei aqui na University of Alberta (que fica na cidade que eu moro) e o valor eh 40 mil por ano (https://www.ualberta.ca/law/admissions/nca/tuition-and-fees)
      O curso tem duracao de 1 ano, depois eh preciso passar por um ano de articling (que eh tipo um estagio que todo estudante de direito deve passar) e por fim fazer a prova do BAR (qe eh tipo a OAB daqui)
      Da uma olhada nesse site aqui que tem todas as informacoes: https://www.ualberta.ca/law/admissions/nca/practicing-law-in-canada

  7. Danielle Padilha

    Ah entendi. Já vi sim sobre esse curso de Paralegal tb. Eu estava fazendo uma avaliação sobre a melhor forma de imigrar, e como sou formada em direito, pra fazer college ai, só valeria a pena se fosse nessa área. A Marilene, da evisa Immigtation me indicou um mestrado, mas fui olhar o preço e seria impossível pra mim, então tava pensando em fazer esse de Legal Assistant ou Paralegal, mas estou na dúvida se ele dá PGWP ao final ou se conta pontos para fins de imigração, vc saberia dizer? Vc acha que trabalhando ai consigo economizar o valor do mestrado para fazer posteriormente? E o mais importante, vc acha que com esse curso a gnt consegue entrar pro mercado de trabalho? Obg por responder Elisa. Como te disse, são mtas dúvidas e poucas respostas sobre o tema na internet.

    1. ELISABRENNER

      Eu imagino que ele conte pontos para fins de imigração.. não tem o porque não contar e tbm acho que o curso da PGWP! É um college como outro qualquer! O visto de estudante só te permite trabalhar 20h por semana durante as aulas e 40h nas férias.. assim você não vai juntar muito dinheiro.. até porque terá os gastos normais do dia a dia. Mas vc tem que pensar que o college é caro tbm! Durante os 2 anos eu vou pagar 40 mil dólares! O que acaba sendo o mesmo valor do mestrado! Aí eu não sei se economicamente falando compensaria fazer os dois!
      Sobre o mercado de trabalho, com certeza! A área de legal assistant/paralegal é super bem vista e reconhecida! Não vai ser difícil arranjar emprego depois que formar!

  8. Danielle Padilha

    Oi Elisa, vi vc divulgando o post no FB e vim conhecer. Nossa caiu como uma luva. Estava pensando em fazer um curso desse no Canadá também, na vdd un Mestrado em Direito, mas vi que é absurdamente caro (mais de oitenta mil!). Vc poderia dizer se vale a pena fazer esse de legal assistant msm e se a gnt pode trabalhar na área depois, só com esse curso, com nossa formação em Direit no Brasil? Tenho muitas dúvidas sobre isso pq encontrei poucos posts de pessoas que tenham feito esse curso. Ajuda no processo de imigração? obg desde já se poder responder. Att.,

    1. ELISABRENNER

      Ola Danielle,
      Obrigada pela visita e pelo comentario!
      Eu tenho pensado em fazer o mestrado assim que formar.. decidi fazer o college primeiro porque eu não tenho plena confiança no meu inglês e sei qe o mestrado é muito pesado.. fiquei com medo de não dar conta. (Esse mestrado é oferecido pelo NCA http://flsc.ca/national-committee-on-accreditation-nca/ e se não me engano, só tem em Toronto e Edmonton)
      É bem caro mesmo. Mas sei que depois de um ano é possível advogar aqui.
      O curso de legal assistant não é muito popular, na verdade minha turma será a última a se formar. As universidade estão introduzindo o curso de paralegal (acho que se vc pesquisar por essa palavra talvez ache mais coisas).
      Um legal assistant formado é como uma secretaria de escritório de advocacia, só que com algumas atribuições a mais.. o legal assistant faz pesquisas jurídicas e até acompanha o advogado em audiências.

    2. ELISABRENNER

      Me expressei mal. Minha turma será a última a formar na minha universidade. Não sei sobre as outras universidades do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *