Como é ser Paralegal no Canadá

ELISABRENNERSobre mimLeave a Comment

Eu já contei aqui no blog sobre a minha vida de estudante aqui  no Canadá, dei várias dicas para estudantes internacionais, como requerer o visto de estudante e também sobre a minha formatura em Junho de 2018.

Nesse post aqui, eu também contei um pouco sobre as diferenças entre as profissões de Paralegal e Legal Assistant, mas nunca contei sobre o que eu faço aqui no Canadá.

Eu sou advogada no Brasil mas nunca cheguei atuar na área, quando vim para o Canadá em 2015, eu estava bem desiludida com a profissão e achei que jamais gostaria de trabalhar como advogada.

Eu também queria fazer um curso superior aqui no Canadá para me especializar e ter uma profissão aqui. Estudei na MacEwan University por 2 anos e me formei no curso de Legal Assistant.

Logo depois de formar eu já estava trabalhando em um escritório de advocacia e fui contratada para a posição de Corporate Paralegal.

Eu sempre gostei da área de Corporate – a principal razão é que trabalhando com empresas, eu não precisaria tratar tanto com os clientes como um indivíduo, e caso eu precisasse, seria uma pessoa que entedesse um pouco do assunto, como um empresário.

No meu dia-a-dia eu faço tudo que um empresa precisa para funcionar, dentro da área júridica – que não tem nada a ver com o gerenciamento e funcionamento da empresa.

Diariamente nós criamos corporations (através do processo de incorporation), e fazemos toda a manutenção legal da empresa – como mudanças de directors e shareholders, e também dissolvemos empresas que já não estão mais ativas.

Uma parte importante do trabalho são os annual returns. Toda empresa aqui no Canadá precisa, ao menos uma vez ao ano, dar uma satisfação ao governo – seja ela registrada em Alberta, British Columbia, Manitoba ou em qualquer outra província do Canadá.

Eu também preparo os annual returns e file com o orgão responsável aqui em Alberta.

O órgão responsável pelas empresas aqui em Alberta é a Corporate Registry, regulamentada pela Service Alberta.

Para ter acesso ao sistema online deles é preciso ser acreditado através de provas. O sistema deles é chamado de CORES.

São 3 níveis de accreditation, simplesmente chamados de Cores level 1, level 2 e level 3. Para chegar ao nível mais alto e mais complexo, é preciso passar por todos os níveis anteriores.

Existem cursos preparatórios para as provas e estes são oferecidos pela MacEwan University como um curso de extensão, o curso dura apenas alguns dias. A prova é oferecida várias vezes ao ano e deve ser agendada através do site da Service Alberta.

Ao passar na prova, você recebe um certificado, um login e senha para acessar o sistema online do CORES – Quanto mais alto o nível de accreditation, maior a quantidade de coisas em relação a criação e manutenção de empresas que você pode fazer.

Recentemente eu fiz a prova e passei para o nível 2 – o que aumentou muito a carga de responsabilidade e coisas que posso fazer no meu trabalho.

Eu gosto bastate da minha profissão, apesar de não ser algo extremamente relevante para o bem da humanidade (enquanto algumas pessoas salvam vidas, eu estou contribuindo para o mundo capitalista), eu não tenho do que reclamar.

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *