Como funciona o Alberta Bottle Depot

ELISABRENNERCanadá, EdmontonLeave a Comment

Logo que me mudei para cá eu reparei que as embalagens de bebida têm a frase “refund where applicable” e eu nunca tinha entendido muito bem o que significava. Me explicaram que aqui em Alberta (e acredito que no Canadá todo seja assim) as embalagens de bebida são recicladas em locais chamados de bottle depot.

O sistema de reciclagem funciona assim: ao comprar uma bebida, seja suco, refrigerante, leite e até bebidas alcóolicas, você paga um depósito que varia entre $0.10 e $0.25 dependendo do tamanho da embalagem. Levando os containers vazios ao bottle depot, você recebe o valor depositado de volta.

O valor do depósito depende do tamanho da embalagem e não do que ela é feito (vidro, plástico ou alumínio). Embalagens de até 1 litro de líquido tem um depósito de $0.10 e acima de 1 litro tem um depósito de $0.25.

Em Alberta, os depots só aceitam e pagam o reembolso do depósito de embalagens de bebidas compradas em Alberta. E aqui na província nós reciclamos muito, segundo a estatística de 2016, quase 87% de todas as embalagens de bebida vendidas em Alberta foram recicladas.

E é claro que toda a reciclagem só traz vantagens para a comunidade e sociedade como um todo. Além de reduzir gases de efeito estufa, todo esse sistema de reciclagem gera milhares de empregos.

Aqui em Alberta, também é muito comum ter em locais públicos, como shoppings, escolas, parques e praças, latas de lixo exclusivas para embalagens de bebida para reciclagem e a maioria desses locais recolhem as embalagens e as doam para instituições de caridade.

Existem várias warehouses do bottle depot em Edmonton. Eu já fui em várias e elas são super organizadas. Aqui em casa sempre deixamos juntar por uns 3 meses e levamos ao depot para reciclar. Sempre voltamos para casa com no mínimo uns $30.00 dólares no bolso.

Não é muito dinheiro, aqui em casa não consumimos tantos produtos industrializados mas qualquer valor é sempre bem vindo. Eu adoro essa preocupação do Canadá com o meio ambiente!

Compartilhe!
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.