Como funciona o College no Canadá

ELISABRENNERCanadá4 Comments

Muita gente fala em college mas como que funciona exatamente?! Pra quem não sabe, colleges são bem diferentes de universidade (leia tudo sobre as diferenças entre as universidades no Canadá e no Brasil nesse post aqui lá no blog Embarque com a Pri). 

O ano letivo aqui no Canadá começa em setembro, logo depois do feriado de labour day (dia do trabalho) que é na primeira segunda feira do mês de setembro. Aqui não temos “semestre” como no Brasil… aqui temos “termos” que duram mais ou menos 3 meses; exatamente como as estações do ano.. e adivinhem o nome que eles receberam? Exatamente… fall term, Winter term, spring term e summer term. 

capture23

O mais comum é que se tenha aula durante o outono, inverno e primavera e os 3 meses de verão são as férias escolares. Por durar apenas 3 meses, os termos são bem densos. Durante o período, são vários assignments e apenas duas avaliações, a na metade do curso, chamada de “midterms”e a no final – alguém arrisca a chutar o nome? acertou quem disse “finals”. 

Cada assignment e prova tem um peso diferente na nota final. Alguns assignments podem valer até 15% da nota, sendo que as finals tem mais peso +- 25%  ao final a porcentagem é convertida em uma nota, que varia entre A+ (entre 95% e 100%) e F (menos que 55%) 

GPA

Essas notas serão convertidas em um GPA  (grade point average) que é a média de todas as notas, e essa vai de 0 a 4 pontos. A matemática para saber a média do GPA é meio complexa e depende da quantidade de créditos que cada matéria vale. Por exemplo, uma pessoa que pega 3 matérias e cada uma representa 3 créditos.. tem o total de 9 créditos. Se ela tirou A em uma matéria, B nas outras, de acordo com o quadro, ela tem 3×4+3×3+3×3 = 30 (multiplica quantidade de créditos pela nota final) essa soma é dividida pelo total de créditos para obter a média 30/9 = 3.3. Essa pessoa fictícia tem uma média GPA de 3.3

capture

E porque o GPA é importante? Além de passar de ano (já que alguns cursos exigem um mínimo de GPA para ser aprovado para o próximo termo), o GPA pode influenciar muito na carreira de uma pessoa, já que muitos (muitos mesmo!!) empregadores analisam o boletim escolar antes de escolher um candidato. 

Trabalho voluntário 

É difícil explicar a importância do trabalho voluntário aqui no hemisfério norte. Trabalho voluntário é essencial. Pode parecer besteira, trabalhar de graça pode não ser muito convidativo mas faz diferença em um currículo, sem falar que você adquire experiência e faz novas amizades. 

As universidades maiores oferecem vários trabalhos voluntários dentro do campus. É só dar uma pesquisada e se informar. Na MacEwan, onde estudo, grande parte dos trabalhos voluntários são oferecidos pelo SAMU (Students Association of MacEwan University). 

Bolsas e Scholarships 

A maioria das universidades oferecem bolsas para os alunos. Cada bolsa tem seu próprio pré requisito. Algumas dependem do GPA, outras de trabalhos voluntários, algumas são específicas para certos grupos de pessoas (como aborígenes e mulheres) e outras são bolsas concedidas pela participação em esportes e times da universidade. 

Para saber quais bolsas são oferecidas e como se inscrever, é preciso olhar no site da universidade 

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

4 Comments on “Como funciona o College no Canadá”

  1. Daniele

    Oiii, tenho lido alguns blogs sobre faculdades no Canadá, e amei o seu!!
    Eu tenho uma dúvida, não sei se vai saber, mas lá vai:
    Eu atualmente estudo Biologia aqui no Brasil, mas quero imigrar para o canadá e terminar a faculdade por lá. Sabe me dizer se isso é possível ou se teria que recomeçar a faculdade do 0?
    Desde já, agradeço!

    1. ELISABRENNER

      Ola Daniele, obrigada pelo comentário e pela visita ao blog. Fico feliz que tenha gostado 😊 infelizmente eu não tenho nenhum conhecimento sobre o curso de biologia, desculpe. Toda boa sorte do mundo para vocês em seus planos 😊

  2. Davi

    Bom gostei da ideia do seu blog, ressaltando a ideia do college sei que é bastante caro pra estrangeiros, estou tentando achar as formas de pagamentos que os colleges aceitam, andei pesquisando e ouvi falar em empréstimo, e em financiamento; os dois são bem complicado de efetuar tendo em vista que o financiamento exige um avalista canadense, e o empréstimo tem alguns jurus, qual a forma que vc utilizou e quais estavam a sua disposição ?

    1. ELISABRENNER

      Oiii Davi, obrigada pelo comentário e pela visita ao blog.
      Quanto à forma de pagamento do college, eu não usei nenhuma das duas formas que você citou. Eu tinha o dinheiro guardado e paguei a vista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *