Como requerer um visto de estudante

ELISABRENNERCanadá4 Comments

Há algum tempo atrás eu expliquei aqui no blog sobre como se matricular em um College, depois foi publicado um texto meu sobre o mesmo assunto em um blog o qual eu sou colunista, o Brasileiras Pelo mundo. Dando continuidade a esse tema, nesse post vou explicar para vocês como requerer um visto de estudante junto ao Governo Canadense.

Lembrando que eu não posso responder a perguntas específicas de cada caso, já que para dar conselhos de imigração aqui no Canadá, você deve ser um profissional registrado e eu não sou! Esse post é para dar uma luz quem quer requerer um visto de estudante aqui no Canadá e não sabe por onde começar.

Primeiramente, para estudar no Canadá por menos de 6 meses você não precisa de um visto de estudante, para estudar por qualquer período maior que seis meses é preciso ter um visto, e para isso você precisará acessar ao site do Governo para ter todas as informações.

1. Teste de Elegibilidade

Antes de qualquer coisa, você deve saber se você é elegível para requerer algum tipo de visto. O Canadá disponibiliza um teste gratuito, que faz algumas perguntas e ao final lhe dirá se você é elegível ou não para qual tipo de visto. O resultado do teste lhe dará um código para você criar uma conta e então seguir para os passos seguintes.

2. Requisitos do Visto de Estudante

Para estudar no Canadá por mais de 6 meses, você deve primeiramente ser aceito um alguma Designated Learning Institution, a lista das DLI de todo o país se encontra aqui. A lista é bem grande e para saber o que você precisa fazer para ser aceito em alguma dessas instituições, é só ler esse post aqui.

3. Preenchendo a sua aplicação

Com o seu cadastro online você deverá comprovar 3 coisas importantes:

a) Proof of Acceptance: comprovar que você foi aceito na escola, através da LOA – letter of acceptance,

b) Proof of Means of Financial Support: comprovar que você tem dinheiro para se manter no Canadá durante o período dos estudos e de pagar pela sua educação,

c) Proof of Medical Exam: comprovar que você realizou o exame médico exigido pela imigração. Lembrando que o seu exame só será aceito se for feito por um médico registrado com o Governo daqui. A lista de médicos aptos para realizarem o exame no Brasil se encontra aqui e as instruções para o exame médico se encontram aqui.

4. IMM 5709

Você deverá preencher ao formulário de número 5709. É um formulário extenso que lhe fará perguntas pessoais. Seja completo e sincero, até porque é crime mentir para o Governo. Para não ter nenhuma dúvida na hora de preenchê-lo, é só ler com muita atenção ao GUIDE 5552 que dá o passo a passo.

5. Outros dados

Além disso você também deverá incluir uma cópia do seu passaporte e uma foto sua seguindo a esses padrões. Você ainda poderá adicionar documentos opcionais, ou alguma carta de explicação, caso você sinta necessidade para tanto.

6. Pagamento de Taxas

Ao final você deverá fazer o pagamento das taxas para requerer o visto. Cada visto tem um valor diferente e o visto de estudante é um dos mais baratos. O pagamento pode ser feito online através de um cartão de crédito internacional.

7. Revisão

Antes de enviar os seus documentos, reveja tudo que você escreveu, se está tudo certo e se não falta nada. Tudo que você não quer é que seu visto seja negado, não é mesmo? Para isso existe uma checklist com todos os documentos e exigências necessárias.

8. Submeter sua aplicação

Você poderá fazer a aplicação online caso você tenha uma escaner para criar cópias eletrônicas dos seus documentos, ou aplicação em papel, na qual você deverá enviar por correio todos os seus documentos ao seguinte endereço:

Citizenship and Immigration – Study Permit
Case Processing Centre
6212 – 55th Avenue, Unit 101
Vegreville, AB
T9C 1X5

9. Próximos passos

Depois de enviado, você deverá checar com frequência a sua caixa de e-mail e a sua aplicação no site do Governo para qualquer atualização. Hoje, o prazo de resposta para quem está aplicando do Brasil é de 7 semanas, mas esses prazos variam bastante. Ai é só ter paciência e aguardar. Boa sorte.


Eu sei que existem profissionais para fazer esse processo para você e é algo bem delicado, porque você quer muito que dê certo, mas não é tão complicado quanto parece. Tudo que você precisa saber e fazer está bem mastigado no site e se você tiver plena confiança no seu inglês, eu te digo que você pode sim fazer sozinho e economizar bastante.

A minha aplicação eu preenchi e fiz tudo online sozinha. Deu muito trabalho, mas valeu a pena, porque meu visto foi aprovado em 4 semanas. Com a resposta da aprovação, eles me pediram até 6 semahttp://elisabrenner.com/wp-admin/media-upload.php?post_id=1667&type=image&TB_iframe=1nas para o documento chegar pelo correio na minha casa. 6 semanas depois a carta nunca chegou e ai eu percebi que eu havia preenchido o meu endereço de forma errada.

Fiquei muito chateada, mas não é o fim do mundo, eu já tinha conseguido algo bem mais difícil, que era ter o visto aprovado. A solução foi bem simples, preencher outro formulário de Replacement of an Immigration Document, em que todas as instruções se encontram no GUIDE 5545, juntar todos os documentos necessários, pagar as taxas e enviar pelo correio (para o endereço que se encontra no guia). Eles pedem um prazo de 1 mês, mas como eu mandei a pouquíssimo tempo ainda não tive resposta.

IMG_0461

Valores:

Exame Médico realizado no Canadá (não sei os valores dos exames feitos no Brasil, nem se os planos de saúde cobrem) CAD $490

Aplicação para visto de estudante: CAD $150

Aplicação para substituir um documento de imigração: CAD $30

Custo do Canada Post (o correio): CAD $18 (porque eu quis que fosse entrega express, prazo de 2 dias)

 

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

4 Comments on “Como requerer um visto de estudante”

  1. Aracéli D'Avila

    Primeiro – Amei a cara nova do blog!! Ficou lindo!
    Segundo – Vai fazer curso do que? Tomara que seja Business Administration, daí vc já vai me passando uma idéia de como será … para eu me preparar para o ano que vem!! kkkkk

    beijos

    1. ELISABRENNER

      Oii Aracéli,
      Obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado da cara nova do blog
      Não.. o curso que vou fazer é de Legal Assistant, infelizmente não tem nada a ver com Business hehe
      Mas falando nisso, tenho uma amiga que tem um blog super legal e ela fez curso de Business, ela mora em Victoria, BC. e contou sobre a experiência dela aqui https://embarquecomapri.com/2016/02/25/curso-de-business-no-canada-valores-e-descricao/
      Depois dá uma olhada.
      Espero que te ajude!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *