Como se matricular em um College no Canadá

ELISABRENNERCanadá5 Comments

Cursar um ensino superior fora do Brasil é o sonho de muita gente. Depois de receber várias perguntas de leitores do blog, eu resolvi escrever esse post para tentar explicar quais são os passos para se matricular em um College aqui no Canadá.

Primeiramente, quais são as diferenças entre University e College?

University: equivale ao que chamamos de universidade no Brasil. São instituições que oferecem uma vasta opção de cursos de ensino superior e também de pós-graduação, como mestrado e doutorado. Um curso de graduação numa university tem normalmente duração de quatro anos em período integral, mas pode levar de três a oito

College: ao contrário do que se pode supor, a palavra não é tradução de ‘colégio’. Esse é um falso cognato. College equivale ao que classificamos como faculdade. São instituições menores, que podem ou não fazer parte de uma universidade, e que oferecem cursos de graduação. Uma university pode englobar vários colleges.

De forma geral, os Colleges são instituições voltadas para o trabalho especializado e oferecem diplomas e certificados assim como instituições de educação profissional no Brasil. Seus cursos têm duração de seis meses a dois anos, mas cada vez mais Colleges vêm oferecendo bacharelados em diversas áreas, que podem ter de três a quatro anos de duração.

Agora que vocês já sabem a diferença entre essas duas instituições de ensino, vamos aos passos:

1. Escolhendo uma Universidade ou College

O Canadá está lotado de boas Universidades renomadas e reconhecidas mundo afora. Para escolher alguma delas só precisa de um pouco de tempo e dedicação para pesquisar.

O mais importante é escolher uma instituição que aceite estudantes internacionais. Para ajudar nessa busca, o site do governo do Canadá tem uma lista chamada de Designated Learning Institutions List. Essa lista classifica as entidades por províncias e por cidades.

Pesquisando no site da escola

Agora que você escolheu a universidade ou college que você gostaria de estudar, você terá que pesquisar à fundo no site dessa instituição para descobrir como você poderá se matricular, quais são os pré-requisitos e tudo mais que você deve fazer. O que não é uma tarefa tão árdua, já que os sites são sempre muito completos e fáceis. Os sites têm a lista de todos os programas e cursos oferecidos.

Cada curso tem a sua própria página explicando tudo em detalhes.

Antes de preencher a sua aplicação

Antes de aplicar para algum curso, pesquise as datas e prazos para as aplicações. Aqui o ano letivo começa no começo de setembro, chamados de FALL COURSES -cursos de outono, mas existem vários cursos, de menor duração que começam em janeiro, WINTER COURSES -cursos de inverno, e outros que até começam em maio, SPRING COURSES – cursos de primavera.

uni appl form

Fique muito atento às datas de inscrição e já tenha tudo preparado mesmo antes de abrirem os prazos. Os cursos têm vagas limitadas e geralmente a vaga é concedida a quem chegou primeiro.

Aplicando para um curso

Na província de Alberta, existe um site chamado APPLY ALBERTA, usado para aplicar para a grande maioria das instituições de ensino superior da província.

apply alberta

O legal desse site é que você preenche um perfil e pode aplicar para mais de uma instituição ao mesmo tempo.

Pagamento de taxas de aplicação

Uma vez preenchido o perfil com todas as informações requeridas, eles irão te cobrar uma taxa. Essa taxa não será devolvida caso a sua aplicação seja negada. A taxa não é muito alta, por volta de $100, depende da instituição, e poderá ser paga com cartão de crédito.

Envio de documentos

Depois do pagamento, você irá receber um email com a confirmação da sua aplicação. Aí você deverá submeter os seus documentos para avaliação. A lista de documentos não é muito longa, geralmente eles pedem o diploma escolar e histórico. Lembre-se sempre de enviar junto a tradução literal e juramentada de todos os documentos. É mandatório. Você deve enviar por correio os documentos originais e as traduções.

cartas

Outros critérios de admissão

Além dos requisitos básicos para ser admitido, os estudantes internacionais devem completar requisitos adicionais, como um prova de Proficiência na Língua Inglesa. As duas instituições mais comuns que fazem essa prova são o IELTS e o TOEFL.

toefl or ielts

Verifique qual das duas a instituição de ensino que você escolheu aceita. Verifique também qual a nota mínima você deve ter para ser aceito. Lembre-se de ao se inscrever em qualquer uma das duas, de colocar o endereço da instituição que você está aplicando, para que os seus resultados sejam enviados.

Nesse post eu contei um pouco sobre a minha experiência com o Toefl.

Além da prova de proficiência, alguns programas exigem outros critérios adicionais, como carta de indicação, curículos, audições e até testes de digitação.

Rastreando a sua aplicação

Agora que você já cumpriu todos os requisitos, enviou todos os documentos, realizou todas as provas, só resta ter paciência. Você deverá esperar eles entrarem em contato com você, por isso fique atento à sua caixa de entrada de email, ou à algum outro programa que a universidade lhe oferecer (algumas instituições criam um e-mail exclusivo da universidade para você e lhe dão uma senha para acessar o site deles)

Decisões da Universidade

Uma vez recebido os seus documentos e sua aplicação, a Banca de Admissões Internacionais da Universidade irá analisar tudo, e poderá tomar três decisões:

  1. Offer of Admission

PARABÉNS! Você foi aceito no curso escolhido! A Universidade irá lhe oferecer uma vaga e você terá que aceitá-la.

Uma vez aceita, você será obrigado a pagar um depósito de aceitação, e esse valor será revertido para pagar os custos da universidade. Mas o valor deve ser pago na íntegra e dentro do prazo oferecido por eles, sob pena de perder a vaga.

        2. Waitlist

Significa que você foi aceito, mas não há mais vagas disponíveis. Neste caso você será colocado numa lista de espera, caso alguém desista do curso.

         3. Admission Declined

Sua aplicação foi negada e você não poderá apelar desta decisão. Isso aconteceu porque você não conseguiu preencher todos os requisitos necessários para admissão.

Letter of Acceptance (LOA)

Depois de pagar a taxa, você irá receber a sua carta de aceitação. Esta carta é muito importante, porque é com ela que você irá aplicar para um visto de estudante, que será feito pelo site do Governo Canadense.

accepted

O visto de estudante leva algum tempo para ser processado e exige vários outros requisitos que irei comentar em outro post.

Espero que esse post tenha esclarecido pelo menos parte das muitas dúvidas de vocês. Para quem não tem muita paciência, as diversas agências de intercâmbio que existem por aí, oferecem dicas, conselhos e até preenchem todos os formulários por você. Mas que fique bem claro que o processo para se matricular em qualquer College do Canadá não tem segredos e é bem simples, como expliquei aqui.

 

 

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

5 Comments on “Como se matricular em um College no Canadá”

  1. João Luiz Torres Cardoso

    Ahhh…esqueci de falar, a parte da proeficiência em línguas, mando direto para eles? Informando na hora da prova o código da instituição e depois eles acham a minha matrícula? ou envia junto pelo correio?

    1. ELISABRENNER

      Sobre a prova de proficiência, o próprio TOELF (imagino que o IELTS deve funcionar do mesmo jeito) manda os seus resultados para a escola. Acho que vc pode escolher até 3 instituições diferentes para mandar. Na hora da inscrição, eles perguntam para quais escolas vc quer mandar, só os seus dados pessoais são suficientes. Não tenho certeza, mas as universidades só aceitam a nota da prova de for enviada pela própria instituição

  2. João Luiz Torres Cardoso

    Olá Elisa!
    Bom dia!
    Muito legal seu blog!Estou com um plano com minha namorada de imigrar para o Canadá com o visto de estudante para 2018 e várias dúvidas surgiram. A primeira delas e mais tensa, é com relação a equivalência de histórico. Como você procedeu para a comprovação dos pré-requisitos junto ao college?
    Você mandou em português? Traduziu? Juramentou? Poderia me explicar melhor este processo?
    Minha namorada está querendo entrar na MacEwan e eu na NAIT. Precisamos utilizar o IQAS??Se sim como proceder. Obrigado pela ajuda. Deixei o seu blog e o blog do Edmonton Feeling salvos nos meus favoritos para acompanhar!
    Abraços e Sucesso!

    1. ELISABRENNER

      Olá João, tudo bem?!
      Obrigada pelo comentário e pela visita ao blog. Sobre o histórico, eu já trouxe tudo traduzido (tradução juramentada!) do Brasil! Todos os documentos para o college precisam ser traduzido dessa forma! Sobre os pre requisitos, cada curso tem um diferente, então é meio difícil dizer. Sobre o IQAS, desculpa, mas eu não sei o que isso significa! Fico feliz que gosta do blog! Espero ter ajudado! Abraços!

  3. Pingback: Como requerer um visto de estudante - Casei e Mudei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *