Os transtornos do verão

ELISABRENNERCanadá, EdmontonLeave a Comment

Canadenses adoram o verão, isso não é novidade.. todo esse amor pela estação mais quente do ano se deve ao fato de o inverno daqui ser terrivelmente severo, cheio de neve e muitos dias de temperaturas tão abaixo de zero, que fazem a gente esquecer como é o calor do sol.

Com a chegada do verão, todo mundo quer sair de casa e aproveitar ao máximo. As ruas ficam borbulhando de gente, as sorveterias fazem fila na porta e é quando as construções recomeçam. No verão, quando o solo descongela, a prefeitura aproveita para reformar a cidade e os cidadãos para renovar suas casas e cuidar do jardim. E é ai que o verão não fica tão divertido.

IMG_0942

Construção de pontes, reforma de túneis, manutenção do asfalto, pavimentação de rodovias, expansão do sistema de transporte público, tudo acontece na medida que as temperaturas sobem. E o que isso significa? Ruas fechadas, desvios de rota, barulho, bagunça e poeira… mas como dizem por aí “os transtornos passam e os benefícios ficam”.

edmonton

Mapa disponibilizado pela prefeitura de Edmonton sobre os atuais desvios no trânsito. Ps: isso é só em downtown

Quem está vindo turistar no Canadá por essa época, já venham preparados! O trânsito está quase que impossível, já vão se organizando e se preparando, caso tenham a intenção de alugar um carro e dirigir por aqui. E como reconhecer uma obra? Muito fácil, procure pelos tratores no meio da rua, qualquer tipo de sinalização alaranjada e trabalhadores de capacete e colete fluorescente.

IMG_0943

Nós tivemos o infortúnio de ter uma obra imensa rolando na porta de casa. Não sei o que eles estão construindo, acho que nem eles sabem, só sei que não está sendo fácil: ter tratores e até um banheiro químico na porta de casa. Sem comentários para isso.

IMG_0944

Essa é a vista que tenho da janela do meu quarto

Eles foram bem bonzinhos e deixaram um comunicado avisando que eles iriam usar britadeiras e a rua ia literalmente tremer… aí pediram gentilmente para proteger os objetos mais frágeis e eles realmente falaram sério. Tem dias que as paredes tremem… até o meu espelho (colado com fita dupla face, para não estragar as paredes que pintamos com tanto amor) despencou da parede, por sorte não quebrou. Eles também avisaram que a data para o término da obra será meados de outubro, é mole ou quer mais?

IMG_0941

Se quiserem mais, eu tenho mais!! A prefeitura já tem um projeto novo de expansão do LRT, que irá passar a duas quadras da minha casa. Isso mesmo, eles vão construir uma linha de metrô aqui do lado. O que é muito bom, o sonho de todo mundo é ter um metrô tão perto de casa. Mas, até eu que não entendo bulhufas de construção, sei que esta obra (que irá ficar pronta em 2020) não é nada simples, então os próximos 4 anos serão bem agitados por aqui.

IMG_0939

Novo vizinho recém chegado ao bairro… por favor, vá embora logo!

Uma coisa boa do Canadá, é que por aqui as coisas realmente são planejadas e acontecem como deveriam. Apesar de todo o drama de ter uma obra desse porte como vizinha, é que a vida não para e a rotina não muda (apesar de alguns atrasos para chegar em algum lugar). Se bem que eu nem deveria estar reclamando… já que não é todo mundo que pode dizer que tem um trator agregando valor ao jardim, não é mesmo?

IMG_0940

 

Compartilhe!
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *