Correndo ao ar livre no inverno

ELISABRENNERCanadá, EdmontonLeave a Comment

Eu nunca gostei de esportes e sempre fui a última a ser escolhida na educação física da escola. Eu costumava falar que eu tinha nascido com dois pés esquerdos. Há mais ou menos um ano e meio, eu comecei a correr. O começo foi bem difícil (corre 3 minutos e anda 2), mas com o tempo eu acabei levando jeito para o esporte e aprendi a amá-lo.

Meu amor pela corrida chegou ao ponto de sentir falta de correr. Não sou atleta (não consigo correr mais do que 7km), mas correr é um dos meus passatempos preferidos. O único problema é que eu gosto de correr ao ar livre, o que não é exatamente um problema em vários lugares do mundo, exceto aqui no Canadá.

O inverno Canadense é um dos mais rigorosos do mundo, com temperaturas baixíssimas, ventos cortantes e muita neve: local nada propício para correr ao ar livre. Quando eu cheguei aqui (em setembro) eu saía para correr, as temperaturas ainda estavam mais ou menos amenas, por volta dos +15C, mas assim que elas chegaram a um dígito positivo, eu parei. Simplesmente não suportava o frio.

IMG_0944

Depois de 3 meses de inverno e enfrentar temperaturas de -20C, ou mais frias, a minha resistência ao frio melhorou demais – ainda bem.

Este inverno, por causa do El Niño, está sendo um dos invernos mais quentes desde 1995. E eu não poderia me considerar mais sortuda, porque assim eu tenho a chance de me adaptar sem sofrer muito. Esta semana e a semana passada, os termômetros marcaram temperaturas positivas todos os dias, para a alegria dos Canadenses – e a minha também.

IMG_0939

Então, nesta terça-feira eu decidi ir correr na rua, temperatura de +4C, duas blusas de frio, luvas e meu ipod. Ahhh como é bom estar de volta! Só senti frio no começo, depois do primeiro km eu me arrependi de estar usando tanta roupa e já tirei as luvas.

Capturar

A sensação de correr no frio é maravilhosa, sentir o sol tímido, tentando fazer a sua parte lá longe no céu.

IMG_0941

Boa parte da neve já derreteu, então as calçadas estão bem molhadas em alguns pontos. Em outros tem um gelo semi-derretido, conhecido como slush (que parece o gelo de raspadinhas, cheias de açúcar, vendidas em carrinhos na porta das escolas do Brasil).

IMG_0943

Para quem nunca correu, agora não é o melhor momento para começar, principalmente ao ar livre. Correr no frio demanda muito esforço, porque além de tudo, você ainda precisa de energia para se manter aquecido, o nariz escorre bastante, mas a sensação de bem estar ao final é a mesma.

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *