Dia de faxina

ELISABRENNERCanadá, Sobre mim3 Comments

Se alguém acha que a minha vida aqui no Canadá é super glamourosa, está muito enganado! Aqui eu tenho que trabalhar no maior estilo dona de casa. Lavar louça, arrumar a cama, lavar roupa, e claro que também tenho que fazer faxina no apartamento.

O serviço doméstico daqui é muito diferente do Brasil, com o adicional de que aqui não existe empregada doméstica! Todo mundo limpa a sua própria casa, no estilo DIY – do it yourself/faça você mesmo.

As diferenças são várias, a começar pelas louças, quase todo mundo tem uma dishwasher (a famosa máquina de lavar louças), é só colocar tudo lá dentro, colocar o sabão, ligar e pronto. Dentro de algumas horas as suas louças estarão limpas e secas.

image

image

Apesar do que muita gente pensa, essa máquina economiza muito mais água e energia quando comparada ao método tradicional de lavagem de louças, porém a economia só existe se ela for ligada quando estiver cheia. Aqui  em casa não usamos muito a nossa, porque sujamos tão pouco que nunca compensa ligá-la.

Lavar roupas é super simples, aqui em casa temos uma lavanderia equipada com uma máquina de lavar e uma de secar, embutida no nosso banheiro. Como a roupa sai quente da máquina de secar, é só pendurar imediatamente no cabide que ela já sai quase que passada.

image

Armário “secreto” no banheiro. Lá dentro fica a lavanderia.

image

Máquina de lavar embaixo e a de secar em cima.

Passar roupas que é o problema, porque nós nem temos um ferro de passar roupas e muito menos tábua de passar. Lençóis vão amarrotados para a cama e eu nunca morri por isso.

Como somos nós que lavamos nossa roupa, isso influencia muito o nosso guarda-roupa. Antes de comprar alguma roupa, eu sempre dou uma olhada na etiqueta. Roupas que precisam de lavagem à seco jamais entrarão no meu armário.

image

Achei essa etiqueta super informativa, e vocês? Está escrito “wash this when dirty” – lave isso quando estiver sujo

A limpeza da casa é a parte mais simples, porque só acontece uma vez por semana. Como ninguém entra de sapatos aqui em casa e as janelas estão sempre fechadas (devido às temperaturas negativas lá fora), é muito fácil manter tudo limpo.

image

Domingo é quase sempre o dia da faxina, tiramos o pó das coisas, limpamos a bancada da cozinha, e limpamos o banheiro. Coisa bem simples, não se joga água como no Brasil, por isso os produtos de limpeza são bem eficientes.

image

O chão fica por conta do aspirador de pó, já que a metade do apartamento é de carpete. A outra metade, além do aspirador, usamos o sweeper, uma “vassourinha” fantástica, ela funciona com refils, e é como se fosse um “pano molhado”.

image

Toda essa faxina demora aproximadamente 2h para ser concluída. Simples, rápida e prática.

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

3 Comments on “Dia de faxina”

  1. Pingback: 1 ano no Canadá - Casei e Mudei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *