Dicas para universitários no Canadá

ELISABRENNERCanadáLeave a Comment

O primeiro ano numa universidade nova pode ser assustador! O primeiro dia de aula então, pode causar pesadelos! Eu passei por isso! Eu senti na pele a ansiedade e a agonia de entrar pela primeira vez em um ambiente universitário… por isso resolvi escrever essas dicas para ajudar quem precisa. 

Vá ao primeiro dia de aula 

Geralmente o primeiro dia é mais uma orientação para alunos novos. Cada universidade tem a sua maneira de ajudar e integrar os “freshmen” ao ambiente universitário. Por isso vá, participe, tire suas dúvidas, caminhe pelo campus e tire o máximo de proveito do que eles têm a te oferecer

Alugue um locker

A maioria das instituições oferecem armários individuais para os alunos. Eles podem ser alugados por um certo prazo e geralmente a taxa é quase mínima. É bom ter um locker para guardar livros, uma troca de roupa, uma mochila para academia, lanches e qualquer outra coisa que você precisar 

Agasalhe-se

Se você, assim como eu, depende do transporte coletivo, não arrisque e não confie na previsão do tempo. No Canadá faz frio por 10 meses por ano (claro que as temperaturas variam de frio super extremo a uma frio razoável) mas não tem não pior do que passar frio. 

Dentro dos ônibus e trens tem aquecimento, mas você vai precisar andar pelo menos alguns passos na rua, então vale a pena se agasalhar. 

Dica: vista-se em camadas! Dentro da universidade é muito bem aquecido! Então ao chegar lá voce vai acabar tirando quase tudo para não morrer de calor hahaha 

Estude diariamente 

Sabe aquela chatice do ensino médio “matéria do dia no dia”? Então… aplique isso na universidade também! As matérias são pesadas, tem muito material pra ler e as provas e trabalho são dados pelos professores mais ou menos todos na mesma semana. 

Não tem nada pior que matéria acumulada né?! E nem vou falar sobre o desespero de morrer de estudar na madrugada antes da prova! Vale a pena fazer um calendário, programar-se e ir estudando aos poucos para não sofrer no final 

Carregue uma lancheira 

Tire um dia para cozinhar e arrumar as marmitinhas da semana. Não é motivo de vergonha levar a própria comida para e escola, pelo contrário! Muita gente faz isso. Além de economizar muito no final do mês, da pra comer saudável sem se preocupar. 

Ah e não se preocupe que você não vai precisar comer comida fria. Os refeitórios da universidade sempre tem alguns microondas a disposição.  E não deixe de ter uma garrafinha de água! 

Seja notado 

Eu não sei vocês, mas eu nunca liguei para o fato de ser notada ou não. Na verdade, eu sempre quis passar despercebida… mas desde que mudei para cá, eu percebi que eu não estava me ajudando tentando ser assim.

As Universidades do Canadá, apesar de serem bem grandes, tem turmas pequenas. Isso faz com que os professores reconheçam e até lembrem do nomes dos alunos. Já me disseram que as chances de algum professor convidar algum aluno prestes a formar para trabalhar com ele são bem grandes…

Se essa informção é verdadeira ou não, eu ainda não sei. Mas, eu já estou desde agora, no meu primeiro período, me esforçando e tentando ao máximo ser notada e lembrada pelos meus professores. Faço perguntas em sala, não mato aula, puxo algum assunto quando encontro meus professores nos corredores… pode ser que nada aconteça, e eles apenas pensem que eu sou simpática hahaha mas por via das dúvidas, eu já estou plantando as minhas sementinhas!

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *