Dirigindo no Inverno

ELISABRENNERCanadá, EdmontonLeave a Comment

Eu nunca gostei de dirigir, bombei várias vezes na prova do DETRAN no Brasil e quando finalmente tirei minha carteira eu pensei que nunca mais precisaria passar por isso de novo.

Quando cheguei no Canadá, fiquei mais de um ano sem dirigir, simplesmente porque eu não precisava. Eu morava perto da minha universidade e acabei andando exclusivamente de transporte público por um bom tempo.

Mas depois de formar, surgiu a necessidade de voltar a dirigir. Eu contei nesse post aqui como fazer para tirar a carteira de motorista em Alberta. E não é um processo tão simples assim.

Eu tenho a carteira class 5 GDL e já tentei tirar a carteira class 5 full duas vezes e não consegui passar na prova.

Eu voltei a dirigir mas não precisava dirigir muito. Até mudarmos para o sul de Edmonton e eu ter que precisar dirigir 18 km para o trabalho de segunda à sexta.

Dirigir não é e nunca foi um problema para mim, até que começou a nevar. Dirigir no inverno é uma canseira.

É só nevar que o trânsito para. Eu já fiquei presa em um engarrafamento por causa de uma tempestade de neve por duas horas. Eu que sou super impaciente “só” roí as unhas da mão porque não tinha mais nada para fazer.

Quando tem neve no asfalto o trânsito para porque fica muito escorregadio. Os pneus não tem quase nada de aderência ao solo então todo mundo anda devagar para evitar acidentes.

Fazer uma curva quando tem neve acumulada tem que ser devagar quase parando e mesmo assim o carro ainda sai derrapando e muitos acidentes acontecem.

Eu nunca me envolvi em um acidente de carro (nem no inverno e nem no verão). Além de sorte, eu me considero uma pessoa super cuidadosa no trânsito (o Bruno ao ler esse post vai discordar completamente – não acreditem nele) e ando super devagar.

Tive que me adaptar morando tão longe do meu trabalho. Pedi para mudar meu horário de trabalho, agora trabalho das 7:30 am às 3:30 pm – para evitar o rush hour.

E eu sempre saio de casa mais cedo – sei que demoro 25 minutos para chegar no trabalho, durante o inverno tenho saído com pelo menos 40 minutos de antecedência.

Também temos o costume de trocar os pneus do carro nos meses de inverno e colocar pneus apropriados para a estação do ano.

Claro que é mais caro ter dois jogos de pneus, sem falar no espaço extra que requer para guardar 4 pneus durante metade do ano, mas é algo que vale muito a pena.

Algumas províncias exigem por lei que os carros andem com pneus de neve durante o inverno mas não é o caso de Alberta.

Durante o inverno também devemos tomar outras precauções e carregar conosco alguns itens essenciais: como uma escova de tirar neve do carro, um galão extra de fluído de pára-brisas e alguns cobertores, luvas e toucas.

Os dois primeiros itens dá para comprar em qualquer posto de gasolina. Agora os cobertores e outros acessórios de inverno pode ser qualquer um – e estes são tão importantes quanto os primeiros.

O próprio governo recomenda que se tenha cobertores dentro do carro para casos de emergência já que não é tão incomum que carros tenham problemas técnicos durante o inverno – eu já cansei de ver carros estragados no acostamento.

Por via das dúvidas, sigo todas as recomendações porque como diria minha mãe “o seguro morreu de velho”.

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *