Eu formei e agora?

ELISABRENNERCanadá1 Comment

Muita gente que vem para o Canadá para estudar fica meio perdido quando chega a formatura. Sempre recebo muitos emails perguntando quais são os próximos passos depois da tão sonhada formatura, por isso resolvi escrever esse post e dar algumas dicas do que fazer.

Todo mundo depois de formar quer conseguir um emprego na nova profissão e começar a ganhar e guardar dinheiro – o que nem sempre é tão simples assim.

A maioria dos colleges no último semestre oferece um curso chamado practicum, que é tipo um estágio não remunerado na área. Na MacEwan, a faculdade que eu me formei, no curso de Legal Assistant funciona assim: o último semestre é um pouco mais curto e nas últimas 5 semanas de aula, os alunos não voltam mais para a faculdade, mas vão trabalhar como estagiários em algum escritório de advocacia.

É tudo organizado pela faculdade, tivemos algumas reuniões com os professores, entregamos nossos currículos, preenchemos alguns formulários dizendo a área de direito que mais no interessa e fomos indicados para fazer o nosso placement em vários escritórios de advocacia pela cidade.

No primeiro dia de practicum, funciona como uma dia de trabalho normal, com treinamentos de sofware, introduções e até um tour para conhecer o pessoal do escritório. Ao longo das 5 semanas, o supervisor tem que escrever uma avaliação da sua performance e mandar para os professores da faculdade, que contará como nota nessa matéria.

Ao final da practicum, dependendo do seu desenvolvimento no local e claro, a capacidade do escritório (e.g. se eles estão contratando ou não) você pode ser oferecido uma vaga de trabalho. E ai vai de você aceitar ou não.

Eu acho esse projeto da minha universade muito legal, porque capacita ao recém formado uma experiência muito boa no mercado de trabalho e até uma boa oportunidade de se formar já empregado. Na minha sala mesmo (turma de 30 pessoas) pelo menos a metade conseguiu empregos aonde fizeram a practicum.

Agora se a sua universidade, ou o seu curso, não oferece essa matéria e essa oportunidade de entrar no mercado de trabalho, aqui vão algumas dicas de como conseguir o seu primeiro emprego:

  • Resumé

O curriculum vitae aqui no Canadá é conhecido por resumé. Mantenha o seu sempre atualizado e organizado de uma forma que facilite a leitura. Procure ter um currículo mais enxuto e não muito longo, a maioria dos empregadores não têm tempo de ler um currículo de mais de duas páginas. Seja honesto e não escreva mentiras sobre você no seu currículo. Não é por quê você sabe 3 palavras em francês, que você vai dizer que é fluente, certo?

Aqui é muito comum incluir uma cover letter no começo do resumé, que é uma carta simples de no máximo uma página se introduzindo ao seu empregador. Nessa carta é importante ser específico, direcione a carta ao coordenador de recursos humanos que irá te entrevistar (se você souber o nome dele(a) melhor ainda).

É muito importânte ter uma gramática e concordância verbal impecável no currículo. Nunca se esqueça que é por ele que você fará sua primeira impressão.

  •  Entrevista

Antes de ir para uma entrevista de emprego é muito importante estudar um pouco sobre a empresa que está te entrevistando, a maioria dos lugares tem um website com várias informações importantes (procure pelo link about us).

Vista-se adequadamente. Se o ambiente para o qual você está sendo entrevistado é formal, vista-se a caráter e por favor, não se atrase! Lembre-se que na maioria das vezes é a primeira impressão que fica.

Outra dica importante é sempre fazer perguntas ao seu entrevistador. Mostre que você está interessado naquela vaga e na empresa.

  •  Linked in

Crie um perfil no linked in. Eu sinceramente não sei usar essa plataforma mas tenho um perfil por que eu já cansei de escutar sobre a importância dessa rede social. Se você quer saber mais sobre o linked in não deixe de ler esse post da Priscila em que ela explica a importância de ter um perfil no linked in principalmente aqui no Canadá.

 

 

Compartilhe!
0

One Comment on “Eu formei e agora?”

  1. Pingback: Post Graduation Work Permit (PGWP) - Casei e Mudei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *