Exame Médico para Imigração

ELISABRENNERSobre mimLeave a Comment

Se você está no processo de imigração para o Canadá e precisa requerer algum visto, seja ele de estudante, de trabalho ou até residência permanente, você precisará fazer um exame médico e dependendo dos resultados, pode ser que o seu visto seja negado. 

Normalmente não é preciso fazer um exame médico se você está aplicando para um visto de turista, já que o exame médico só é necessário para vistos com mais de 6 meses de duração. O exame médico é feito por apenas alguns médicos licenciados para fazê-lo – então mesmo que você tenha um family doctor, você precisa ir em outro médico para fazer esse exame. Aqui está a lista por província de todos os médicos que fazem o exame médico para imigração.

Como saber se você precisa fazer o exame médico

Se você aplicou para visto de trabalho ou estudante, ao aplicar, você pode já procurar uma clínica para fazer o exame, que geralmente tem validade de apenas um ano.

Se você aplicou para residência permanente, você terá que esperar uma carta ou e-mail do governo te orientando a fazer o exame médico.

O que é preciso levar para fazer o exame médico

Documento de identificação, pode ser passaporte ou carteira de motorista emitida pelo governo canadense;

  • A carta ou e-mail te orientando a fazer o exame;
  • Resultados de exames ou cartas do seu médico de família, caso você tenha algum problema de saúde;
  • Seus óculos de grau, ou lentes de contato, caso você use um;
  • Verifique com a clínica que você fará o exame se é preciso levar uma foto de identificação, ou se eles tiram foto lá.

O que esperar durante o exame médico

Após a sua identificação, o exame médico é bem simples. O médico irá tirar seu peso, sua altura, sua pressão cardíaca e batimentos cardíacos, irá examinar sua pele, abdômen, ouvidos e irá avaliar como está a sua visão. 

Dependendo da sua condição física e idade, você poderá ser encaminhado para mais exames, como radiografia do tórax, exames de urina e de sangue.

Custos do exame médico

O valor do exame médico e exames extras (radiografia e exames de sangue) não são cobertos pelo plano de saúde do governo e nem particular. Tudo tem que ser pago do seu próprio bolso. Os exames custam cerca de $500,00 CAD e eu acho bem caro, ainda mais por ter a validade de apenas um ano.

Como enviar o resultado dos seus exames

Ao final do exame, você não pegará os resultados. O médico irá lhe entregar um papel atestando que você fez o exame e esse é seu comprovante. O comprovante deve ser incluído no seu pacote de aplicação do visto.

Inadmissibilidade médica

O seu visto pode ser negado caso você tenha algum problema de saúde que ponha em risco a saúde ou segurança pública; por exemplo: doenças como tuberculose, sífilis ou aids. Seu visto também poderá ser negado caso você tenha alguma doença que seja muito cara ou complicada para tratar – lembrando que o sistema de saúde do Canadá é público e por isso eles têm todo direito de não aceitar pessoas que possam comprometer o serviço de saúde de outras pessoas.

Para saber outros casos e algumas exceções à inadmissibilidade médica, clique aqui. Lembrando que quem avalia o seu exame e determina se você está hábil para imigrar para o Canadá não é o médico(a) que efetuou os exames, e sim o painel de médicos do CIC. 

__________________________________________________________

Eu já tive que fazer esse exame médico e nas duas vezes que precisei fazer, eu o fiz pela Dominion Medical Centre, uma das clínicas autorizadas a fazer esse tipo de exame. Eu gostei muito do serviço e do atendimento das duas médicas que trabalham lá. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *