Festas de final de ano no Canadá

ELISABRENNERCanadá, Sobre mimLeave a Comment

O natal é uma época super especial aqui no Canadá. A cidade sempre fica super enfeitada e sempre acontecem vários festivais pela cidade! A maioria das empresas fazem uma festa de natal para os seus funcionários.

A cidade se transforma a partir do dia primeiro de dezembro. As casas se enchem de luzinhas de Natal e até os escritórios entram na onda.

Eu trabalho num escritório de advocacia e todo ano tem uma competição entre os funcionários de decoração de Natal. E muitas pessoas levam isso a sério!

Decoração da mesa de uma pessoa que trabalha comigo

Eu não sei se vocês têm curiosidade de saber como são as festas de Natal por aqui, mas vou contar assim mesmo.

Eu já fui em festas de Natal de algumas empresas aqui do Canadá e elas geralmente são parecidas.

As festas não são tão formais, então é um bom momento para conhecer melhor seus colegas de trabalho em um momento mais despojado.

Quase sempre tem um discurso de agradecimento pela dedicação dos funcionários no ano que se encerra e algumas palavras de motivação para o ano que irá se iniciar.

As festas geralmente incluem comida a vontade, na maioria das vezes a comida é buffet. Nem sempre a bebida alcoólica é inclusa. E nesse caso tem que pagar pelos drinks e estes costumam ser bem caros.

O que uma vegetariana come em festa de Natal? Quase de tudo!

Na maioria das vezes o funcionário pode levar um acompanhante, mas eu já fui em festas que não era permitido.

Outra coisa tradicional das festas de Natal do Canadá são os photo booths. Photo booths são muito legais, tem um fotógrafo que geralmente tira quatro fotos e dá para fazer quatro poses usando prompts – acessórios engraçados como óculos, chapéus e outros itens.

O mais legal é que a foto é revelada na hora e dá pra levar para casa.

Após o jantar, música e dança seguem até o final da noite. E é nesse momento que eu aproveito para ir embora porque não gosto de ficar até tarde nas festas de trabalho.

Também já fui em festas de final de ano que era em um restaurante. Esse tipo de festa geralmente acontece em empresas menores.

Nesse caso, é marcado um dia e hora em algum restaurante da cidade para os funcionários da empresa confraternizarem, sendo que a empresa paga pelo jantar da noite.

Recentemente fui em uma festa no Rec Room, que é um restaurante super bacana aqui de Edmonton. Além da parte do restaurante, o local tem uma área com vários jogos que incluem jogos de dança, realidade virtual, simuladores e outros.

Achei legal que depois do jantar, foi distribuído pulseirinhas do local com créditos para os funcionários brincarem e se divertirem nos jogos do local.

Os jogos do Rec Room são muito divertidos!

Uma curiosidade legal é que o organizador da festa tem a obrigação de oferecer um tipo de transporte caso a festa forneça bebidas alcoólicas, então as empresas quase sempre oferecem táxi vouchers para os convidados da festa irem embora para casa.

Em algumas empresas, os funcionários também ganham presentes de apreciação pela dedicação à empresa. Os presentes geralmente são gift cards de lojas ou até um presente mais pessoal. Esse ano eu ganhei alguns gift cards de algumas das minhas lojas preferidas.

Os presentes geralmente são a parte do Christmas Bonus, que é um valor em dinheiro dado aos funcionários na época do Natal. Vale lembrar que aqui não existe décimo terceiro salário, por isso que os funcionários geralmente ganham tantas regalias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *