Incêndio em Fort McMurray

ELISABRENNERCanadáLeave a Comment

Incêndios Florestais acontecem todos os anos no Canadá, estima-se que cerca de 8000 wildfires destriem 2,5 milhões de hectares por ano em todo o Canadá. 45% desses incêndios são de causas naturais, já que o fogo é a forma da floresta se renovar. 81% das áreas afetadas pelo fogo são remotas, isto é: afastadas das cidades. Os incêndios geralmente acontecem entre os meses de maio e setembro na província de British Columbia, nas florestas boreais de Ontario e Quebec e nas Praries, as regiões planas das províncias de Alberta e Saskatchewan e nos territórios de Yukon e Northwest Territories (dados e informações do Governo Canadense).

image

O mês de maio começou extremamente quente e temperaturas recordes foram registradas, somadas ao clima seco e ventos fortes, resultaram num dos maiores incêndios florestais da história do Canadá. A cidade de Fort McMurray, no norte da província de Alberta está em chamas desde domingo, dia 1 de maio de 2016.

image

Como este não foi o primeiro e nem será o último incêndio, os bombeiros locais tentaram controlar a situação que só se agravou devido à baixa umidade do ar e as altas temperaturas.

image

Ontem, terça feira, às 6:29 p.m., com a situação fora de controle, o Governo de Alberta deu a ordem para evacuar a cidade. Muitas pessoas já haviam saído, mas com a ordem oficial todos os 88 mil habitantes de Fort McMurray precisavam estar fora da cidade

image

O primeiro destino de muitos foram as cidades próximas ao norte, já que a highway em direção ao sul estava bloqueada pelas autoridades locais até a metade da tarde de ontem, mas foi liberada mais tarde para facilitar a saída das pessoas.

image

Cenas de um verdadeiro apocalipse: engarrafamentos enormes, a gasolina da cidade acabou devido à alta demanda, vários veículos estragaram na rodovia por causa da fumaça, muitos voos cancelados e um calor infernal tomaram conta da cidade de Fort Mac. Mal consigo imaginar a dor de pessoas que tiveram suas casas destruídas pelas chamas e viram os bairros que viveram a vida inteira se transformarem em pó.

image

Com a cidade evacuada, os bombeiros poderão se dedicar estritamente a tarefa de apagar o fogo. A ajuda já chegou de vários lugares, estádios de várias escolas católicas de Edmonton se transformaram em dormitórios para os desabrigados, cerca de 80 bombeiros já chegaram no local do incêndio e a Red Cross já está movendo forças e arrecadando doações para ajudar as famílias.

image

Por sorte ninguém foi morto ou ferido, porém ainda não se sabe as proporções do estrago causado pelo terrível incêndio. Todos os pensamentos e orações do país estão direcionadas para Alberta e para  todas as pessoas afetadas por essa terrível tragédia.

(Fonte: texto e imagens CBC News e Edmonton Journal)

Compartilhe!
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *