Legal Assistant x Paralegal

ELISABRENNERCanadá, Sobre mim2 Comments

Quando eu comecei meu College na área de Legal Assistant eu não sabia muito bem como era essa profissão, principalmente porque não existe esse curso no Brasil. Mas a parte mais complicada é que muita gente usa a palavra Paralegal para se referir ao mesmo curso.

Legal Assistant é como um assistente jurídico treinado para fazer documentos corporativos, cartas jurídicas e petições, além de muitas vezes entrevistar o cliente, organizar a agenda do Advogado, os arquivos, responder e-mails, marcar reuniões, fazer anotações, atender telefonemas e muito mais.

Aqui no Hemisfério Norte um Advogado não consegue sobreviver sem um Legal Assistant, não por incompetência, mas porque o tipo de treinamento que os Advogados recebem na Law School é mais teórica, enquanto os Legal Assistant são treinados para a parte mais prática.

Resumindo, um precisa do outro e por isso os dois se completam. Os escritórios de Advocacia sempre têm pelo menos uma assistente por advogado, as vezes, uma mesma assistente é responsável por mais de um advogado, depende do tamanho do escritório.

Em relação a profissão Paralegal, ela é a mesma da profissão Legal Assistant. A diferença é que o Legal Assistant se torna Paralegal dependendo da quantidade de anos de experiência que ele(a) possui. Não existe um número mágico… a medida que o(a) profissional adquire experiência ele(a) adquire mais responsabilidades no ambiente de trabalho, e pode começar a se chamar de Paralegal, e por ter mais experiência, um Paralegal ganha um salário mais alto que um Legal Assistant

Começando no Fall Term 2017, o curso de Legal Assistant da MacEwan mudou de nome para Paralegal Studies. Apesar do curso se chamar Paralegal, apesar do diploma constar a palavra Paralegal, na prática, não significa que o aluno sairá formado como Paralegal ganhando um salário maior.

Em um dos meus cursos, visitamos um escritório de advocacia daqui de Edmonton e tivemos a oportunidade de fazer várias perguntas para os Legal Assistants e Paralegal que trabalham lá. Ao perguntarmos sobre a mudança do curso da MacEwan, eles expuseram algumas preocupações. Como toda mudança gera inquietações, os escritórios de advocacia ainda não sabem a efetividade dessa mudança e afirmaram que na prática quase nada mudou.

Mudanças do curso Paralegal Studies

A MacEwan se tornou uma University recentemente (antes era MacEwan College) e com esse upgrade de status, surgiu a preocupação em oferecer cursos que fossem transferíveis para um Bachelor (de Artes ou de Comércio). O curso de Legal Assistant não tinha as qualificações necessárias para ser transferido, então a MacEwan tomou a decisão de adaptar: mudou o nome para Paralgal Studies e mudou algumas matérias.

Outra mudança efetiva para todos os cursos é o critério da proficiência em inglês. Antes a nota mínima exigida do TOEFL para os cursos de certificado ou diploma era de 72 (na prova IBT – internet based), agora é necessário o mínimo de 76, sendo o mínimo de 18 pontos em cada matéria.

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

2 Comments on “Legal Assistant x Paralegal”

  1. Mano

    Olá,
    Será que você poderia fazer um post com detalhes sobre a sua nova profissão? Também sou advogado e pretendo emigrar para o Canadá e, para tanto, gostaria de trabalhar em algo na área. Pensei em fazer o curso de Paralegal (posso me manter durante os 2 anos), mas será possível exercer a profissão aí? Ainda estou me inteirando sobre as possibilidades, mas os relatos são escassos na Internet sobre o assunto.

    1. ELISABRENNER

      Olá Mano,
      Obrigada pelo comentário e pela visita.
      Eu ainda não formei então fica complicado fazer esse post. Mas vou anotar a dica para fazer depois. Te adianto que a profissão não tem muito a ver com direito. Legal assistant é como um assistente do advogado, para atender telefonemas, escrever cartas, e outras coisas mais simples. O paralegal é uma pessoas especializada em uma área do direito que faz coisas mais especificas, como pesquisa. Se você se formar como paralegal não tenho dúvidas que você poderá a exercer essa profissão.
      Espero ter ajudado.
      Elisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *