Legalização do Uber em Edmonton

ELISABRENNERCanadá, EdmontonLeave a Comment

Vocês já ouviram falar do aplicativo de celular Uber? Criado em 2010 e desde então têm sido polêmica em várias cidades do mundo. A ideia do aplicativo é bem simples: ajudar quem precisa se locomover. Tudo é feito pelo aplicativo, desde o cálculo do preço pelo trajeto percorrido, até o pagamento por cartão de crédito -que fica cadastrado no sistema. Desta forma, 80% do valor vai para o motorista e os outros 20% ficam com o Uber.

Os taxistas do mundo inteiro já fizeram grandes protestos por aí e até levaram o aplicativo à justiça. Eles alegam que o Uber favorece o exercício ilegal da profissão, já que os motoristas cadastrados não têm qualquer licença para prestar o serviço de transporte público. 

uber sp

No Brasil, a polêmica é sempre maior, né?

Para tentar regular a atividade de seus motoristas, o Uber tem uma série de exigências, como possuir uma carteira com licença para exercer atividade remunerada, ter seguro que cubra o passageiro e o carro precisa ser sedã, comprado a partir de 2009. E ainda é feita a checagem de antecedentes criminais.

A polêmica do Uber também chegou aqui no Canadá. Edmonton foi a primeira cidade do Canadá a legalizar o Uber, depois de muito debate e protestos, finalmente o aplicativo foi legalizado na última quarta feira.

taxi-protest

Imagens do último protesto antes da decisão.

Com esta decisão, o Uber irá operar legalmente a partir de 1 de março deste ano, agora os motoristas podem rodar portanto um seguro comercial legal aprovado pela província de Alberta.

ramit-kar

Ramit Kar, o gerente da empresa Uber, aqui em Alberta

Como resultado dessa legalização, o Uber terá que estabelecer um preço mínimo para as corridas de $3,25. E ainda, a companhia Uber terá que pagar S70,000 por ano para operar na cidade de Edmonton. O Uber também só poderá funcionar através do aplicativo, desta forma, somente táxis podem ser parados nas ruas ou pedidos pelo telefone.

The logo of Uber car service app is seen on a smart phone during a protest by Brussels taxi drivers against the taxi-app Uber, on September 13, 2015, in Brussels. AFP PHOTO / BELGA / NICOLAS MAETERLINCK =BELGIUM OUT= (Photo credit should read NICOLAS MAETERLINCK/AFP/Getty Images)

A lei Edmontoniana que legaliza o Uber já é um modelo para todo o Canadá, e leis como esta já está sendo discutida em outras grandes cidades do Canadá, como Toronto.

Eu só usei o Uber por duas vezes, gostei bastante do serviço e da praticidade do aplicativo, espero poder usá-lo outras vezes, com a consciência tranquila, já que agora o aplicativo está dentro da lei canadense.

E vocês, o que acharam desta decisão? Deixem a sua opinião nos comentários.

Ps: todas as fotos desse post foram retiradas de diferentes sites da internet.
Compartilhe!
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *