MacEwan Convocation

ELISABRENNERCanadá, Sobre mim4 Comments

Semana passada, dia 19 de junho de 2018 foi a minha formatura pela MacEwan University. A formatura aqui é conhecida por Convocation. A palavra Convocation vem do latim que significa “chamarouconvidarparaqueseefectueumareuniãoformalouoficialemlocalecomfimdeterminados”.

A minha cerimônia de Convocation começou às 9:30 da manhã. Nós, formandos, tivemos que chegar mais cedo para buscar a nossa beca. São duas cores de beca: vermelho e preto. A cor vermelha são para que os que estão formando em um College vão receber um diploma ou certificado. A cor preta são para os formando em algum tipo de Bacharelado.

A beca ainda conta com um detalhe colorido ao redor do pescoço e cada cor simboliza o tipo de curso dos formandos. Como eu me formei no college de LegalAssistant e recebi um diploma pelos dois anos que fiquei na escola, a minha beca era vermelha com detalhes prateados.

Alguns alunos ainda recebem um detalhe a mais, um cordão dourado ao redor do pescoço que simboliza que ele(a) se formou com honras, e por isso recebem o diploma ou certification com as paravras withdistinction. Para se formar com honras é preciso ter um GPA (grade point average) acima de 3.6 – nesse post aqui eu explico tudo sobre o que é e como calcular o GPA. Eu estava entre eles e pude atravessar o palco bem orgulhosa do meu cordão dourado.

A cerimônia foi linda. Começou às 9:30 em ponto ao som da orquestra sinfônica de Edmonton. Logo no começo, uma pessoa escolhida pelos diretores da Universidade entrou carregando o mace, que é básicamente um pedaço de pau que foi adotado pela instituições de ensino superior como símbolo de dignidade, autoridade e tradição. O mace da MacEwan foi entalhado pelo próprio Dr. J.W. Grant MacEwan, fundador da universidade.

A cerimônia continuou seguindo várias outras tradições, o hino Canadense foi tocado e cantado pela orquestra, e algumas tradições indígenas: como a invocação indígena, uma oração em cree, a língua indígena mais tradicional da região, e os tambores, que representam os batimentos do coração da Mother Earth e de todas as nações em que acredita-se carregar os ecos de nossos ancestrais. A província de Alberta preza muito pelos povos indígenas a MacEwan não seria diferente. Foi impossível não se emocionar.

A cerimônia continuou com vários discursos de pessoas importantes da gerência da Universidade e corpo docente, sendo finalizada com o discurso da Presidente da MacEwan, Dr. Deborah Saucier. Logo depois, todos os alunos foram chamados ao palco, um a um, para receber seus diplomas ou certificados, bater uma foto com a presidente, e serem ovacionados por seus amigos e familiares. A cerimônia terminou às 11 da manhã.

Durante toda a cerimônia, foi disponibilizado um link para familiares que não puderam comparecer, assistirem a toda a cerimônia ao vivo pelo celular de qualquer lugar do mundo. Eu confesso que fiquei emocionada em vários momentos e eu juro que não esperava que seria tão formal, organizado e bonito. Eu adorei ter participado de cada momento.

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

4 Comments on “MacEwan Convocation”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *