Meu visto de estudante chegou e agora?

ELISABRENNERCanadá3 Comments

Você fez tudo direitinho, preencheu todos os formulários, recolheu todos os documentos, pagou todas as taxas, enviou tudo… esperou a resposta, que graças a Deus foi positiva e seu visto foi aprovado.. mais espera e finalmente o seu visto chegou. Receber uma cartinha da imigração com o seu nome no destinatário, definitivamente não tem preço. Pode comemorar, se encher de orgulho, fazer a dancinha da vitória e correr pelada na rua.

approved-29149_960_720

Nesse post eu expliquei para vocês como requerer um visto de estudante, se você seguiu os passos direitinho e mandou todos os documentos certos, não tem motivo para que a resposta seja diferente. E agora você tem seu visto nas mãos. O visto de estudante é lindo, com aquele papel timbrado, aquele selo em alto relevo e se ele tem seus dados impressos nele, fica mais bonito ainda. Você agora tem a faca e o queijo na mão, mas e agora? Quais são os próximos passos?

Requerer um SIN Number

Caso você seja um estudante full-time, o seu visto lhe concede o direito de trabalhar em qualquer área (exceto aquelas relacionadas a prostituição, ok?), 20h por semana durante o período letivo e 40h por semana durante as férias escolares. Não é preciso pedir visto de trabalho, no final do visto terá uma observação “may work” ou “may accept employment” e é tudo que você precisa.

Para trabalhar no Canadá é preciso um SIN Number, que é o Social Insurance Number, como se fosse a carteira de trabalho do Brasil. Lembrando que trabalhar aqui sem um SIN Number ou emprestar o seu número para outra pessoa é ilegal e punível. Para conseguir o seu número é muito fácil, é só se dirigir num posto oficial do governo com os documentos (passaporte e visto que tenha aquela observação citada acima) e requerer, é muito rápido e prático. Fica pronto na hora. Para saber o local mais próximo de você que presta esse serviço é só clicar aqui.

Abrir uma conta no banco

O próximo passo é abrir uma conta no banco, não precisa ter dinheiro não, só com o passaporte e visto é possível abrir a sua conta. É importante ter uma conta no banco para receber seu suado dinheirinho de quando você começar a trabalhar.

Tirar a carteira de motorista

Caso você não não tenha carteira de motorista no Brasil, leia esse post da Juliana, do blog Edmonton Feelings, lá ela explica o passo a passo de como tirar a sua primeira carteira de motorista em Alberta. Caso você já tenha uma carteira de motorista, que é o meu caso, o processo não é muito diferente. Como eu ainda estou no processo para tirar a minha, então não sei muito bem como funciona.

Acho que acaba sendo praticamente bem parecido com o Brasil, prova escrita e prova prática, com o diferencial que eles vão reter e destruir a sua carteira anterior, meu coração dói de pensar que minha linda CNH brasileira será picotada em milhões de pedaços. Para todas as informações sobre o processo para adquirir a driver’s licence em Alberta se encontram aqui.

Procurar um emprego

Eu presumo que esse seja o seu primeiro emprego no Canadá, e é lógico que você não espera chegar já sendo o CEO de uma multinacional, né? Vamos ser realistas. E não pense que é fácil encontrar um emprego, tem que mandar currículo, passar por entrevistas e treinamentos primeiro. O seu começo poderá em alguma cafeteria, ou loja no shopping, quem sabe em algum supermercado ou farmácia; qualquer coisa que ajude a pagar o aluguel e as tuition.

businessman-676353_960_720

Só me faz um favor, ponha na sua cabeça de uma vez por todas que todo emprego aqui é digno e visto com bons olhos, se eu ouvir alguém dizendo a palavra subemprego por aqui eu vou dar porrada. Vão desmerecer o emprego dos outros com essa mentalidade escravocrata lá na terra da Dilma, por aqui não, ok? Estamos combinados assim? Obrigada.

Ah, e não se esqueçam, como estudante full-time, você só pode trabalhar part-time e isso é a lei (até 20h semanais durante o período letivo, que geralmente vai de setembro à maio). Até porque um College bem feito suga muito tempo e energia e acaba sendo bem canseira conseguir trabalhar as 20h semanas.

Esperar as aulas começarem

Se você já chegou no Canadá para estudar e ainda está de “férias”, aproveite. Estamos no verão e o clima está super agradável… existem milhões de coisas para se fazer, vão passear, viajar, explorar a cidade, conhecer pessoas novas, fazer um curso de inglês para se aprimorar. E claro, descansar, porque quando setembro chegar, logo depois do “Labour Day” – feriado de dia do trabalho daqui- acabou a mamata e os dias de estudo na biblioteca e noites mal dormidas por causa das temíveis mid-terms e final-terms serão a sua nova rotina.

summer-814679_960_720

Alguém que está passando ou já passou por essa fase tem algo a acrescentar? Vou adorar saber mais dicas sobre o assunto.

 

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

3 Comments on “Meu visto de estudante chegou e agora?”

  1. Pingback: Alberta's Drivers Licence - Casei e Mudei

  2. Pri

    Adorei! Fico feliz em saber que o seu visto chegou! Eba! Renovei o meu visto de estudante o ano passado e na época estava com lentidão, então demorou quase 3 meses para eu receber o meu visto. Quando o mesmo chegou a alegria foi imensa. Depois veio a ansiedade de começar logo o curso na universidade. E agora já estou quase na etapa final e em breve vou aplicar para o PGWP. 🙂

    1. ELISABRENNER

      Oiii,
      Nossa essa espera é realmente terrível!
      A sensação de ter o nosso visto em mãos é fantástica.
      Boa sorte na aplicação do PGWP
      Beijooos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *