Minhas impressões sobre a cidade de Calgary

ELISABRENNERcalgary, Canadá4 Comments

Não acredito que morei em Edmonton por quase dois anos sem nunca ter visitado nossa vizinha ao sul, a famosa Calgary. Localizada a apenas 295km de Edmonton, essa cidade já ganhou o meu coração. Calgary e Edmonton são muita parecidas, ambas foram fundadas mais ou menos na mesma época, as duas tem praticamente o mesmo tamanho, só que Calgary tem uma população ligeiramente maior que Edmonton.

Na prática, a diferença é um pouco maior. Eu achei Calgary bem mais moderna e muito mais desenvolvida. A começar que o sistema de metrô de Calgary corta a cidade em Norte-Sul e Leste-Oeste; enquanto o metrô de Edmonton só existe no sentido Norte-Sul e a linha Leste-Oeste está começando a ser construída agora.

Downtown de Calgary é bem maior que Downtown de Edmonton. Em Calgary tem muito mais prédios e comércios. Em Edmonton o projeto de revitalização de downtown já começou há um tempinho, mas ainda vai demorar bastante para ficar pronto.

Eu sou bem leiga no assunto, mas eu gostaria de contar e explicar um pouco sobre as impressões que tive sobre a cidade de Calgary baseado nos dois dias que fiquei por lá.

  1. Placas de Aluga-se

Não é segredo que o Canadá vem enfrentando nos últimos dois anos um crise bem feia… o preço do barril de petróleo caiu e Alberta sofreu muito. Porém, parece que Calgary sofreu bem mais. Aqui em Edmonton é bem normal ver placas de aluga-se em estabelecimentos comerciais, mas não tanto quanto eu vi em Calgary.

Eu fiquei muito espantada com a quantidade de imóveis para alugar, em downtown então, é chocante. A cada esquina têm pelo menos dois ou três imóveis para alugar.

Eu tentei me informar um pouco sobre o assunto e descobri que é em Calgary que ficam os trabalhadores de colarinho branco – leia-se os empresários – e em Edmonton é onde a maioria dos trabalhadores de colarinho azul ficam – leia-se mão de obra braçal – e com a crise, os colarinhos brancos que sofreram bem mais.

  1. Custo de vida

Com muito imóvel para alugar, o preço do aluguel cai. Alugar um apartamento em downtown Calgary chega a custar quase a metade do valor de um apartamento em downtown Edmonton.

Mas em compensação, eu achei o preço da comida em restaurantes bem mais salgado em Calgary. A média de um prato individual em Calgary é $15, enquanto a média em Edmonton a média é de $12 – 

  1. Acidentes

Pode ser uma coincidência, eu não sei se isso é normal ou se foi só no fim de semana que eu estava por lá; se alguém morar em Calgary e quiser se manifestar, por favor, me corrija! Eu vi muitos acidentes de trânsito enquanto estava por lá; algo que não se vê com tanta frequência aqui em Edmonton.

  1. Esculturas

Juro que perdi a conta de quantas esculturas eu vi espalhadas pela cidade. Eu não parei para ler e me informar sobre quase nenhuma delas… mas é bem nítido o tanto que os moradores de Calgary gostam e apreciam esculturas, de todos os tamanhos, de todos os estilos, de todas as cores e modelos.

  1. Prince Island Park

Esse parque é maravilhoso, bem no coração de downtown, cheio de arvores e em volta do Bow River. A calçada larga e postes de iluminação me lembraram muito a Queens Quay de Toronto.

  1. Crossiron Mills

Crossiron é um outlet inaugurado ano passado que fica na Highway 2 um pouco ao norte de Calgary. O mall é enorme, cheio de lojas e uma praça de alimentação enorme. No quesito preço, confesso que fiquei um pouco desapontada, não achei os preços muito diferentes dos shoppings normais e não vi nenhuma promoção que realmente valesse a pena.

Eu passei muito pouco tempo na cidade e sinto que não aproveitei quase nada da região, mas eu adorei as primeiras impressões que tive e espero voltar logo

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

4 Comments on “Minhas impressões sobre a cidade de Calgary”

  1. romulo

    olá Elisa, tudo bem?

    Parabéns pelo blog e pelas informações claras. Estou indo com a mulher agora em fevereiro para o Canadá. Aquela coisa, cansamos do Brasil. Sei que Alberta é a província mais conservadora do Canadá, gostamos disso, já morei no Texas..rs . Com o petróleo em alta desde o ano passado (2017), você já percebeu aí alguma melhora para empreender? e para trabalhos informais? Obrigado, Deus abençoe!

    1. ELISABRENNER

      Oi Romulo tudo bem? Obrigada pelo comentário e pela visita! Sobre empreendimentos da pra perceber uma melhora, mas depende um pouco da época do ano. Durante o verão tem muitos mercados de rua e tem muitas micro empresas que ganham o pão de cada dia. Agora no inverno é um pouco mais complicado porque o clima não ajuda e com o sol se pondo tão cedo as pessoas acabam preferindo ficar em casa. Em relação aos trabalhos informais sempre foi e acredito que não vai mudar – quase que impossível arranjar um emprego sem visto de trabalho. Espero ter ajudado! Abraços

  2. Emerson

    Olá Elisa, cheguei por acaso no seu blog enquanto fazia algumas pesquisas sobre morar no Canadá, sou brasileiro e tenho 37 anos, publicitário e profissional da indústria farmacêutica. De uns tempos pra cá por conta da crise econômica aqui no Brasil andei cogitando a possibilidade de morar no Canadá, um desejo muito antigo que vem aflorando a casa dia. Antes mesmo de esbarrar no seu blog, que aliás é bem bacana, já Pensava em morar na província de Alberta. Li alguns posts seus e vi suas diversas impressões, fiquei mais animado ainda. Meu objetivo seria ir como turista e tirar algumas conclusões pessoalmente, treinar o inglês enferrujado, rs… E talvez, se possível conseguir algum trabalho informal mesmo apenas afim de me manter por uma temporada. Queria saber de você se estou fantasiando ou se isso é possível? De acordo com sua experiência e vivência aí no Canadá? Agradeço antecipadamente e parabenizo novamente pelo seu blog.

    Emerson Cruz

    1. ELISABRENNER

      Olá Emerson, obrigada pela visita e pelo comentário. Na verdade voce não está fantasiando muito não hehehe só a parte do emprego informal que foge um pouco da realidade de Alberta. Aqui por ser uma província menor (em população) arranjar qualquer tipo de trabalho informal é bem difícil (talvez impossível) mas todo o resto do seu plano é bem possível sim hehehe espero ter ajudado! Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *