Natal no Canadá

ELISABRENNERCanadá3 Comments

Eu já disse várias vezes aqui no blog, que o Canadá é um país multicultural. E por ter tantas culturas de vários países diferentes, o Natal por aqui acontece de diversas maneiras, dependendo das tradições, religião e a região do país.

canada-grunge-flag---christmas-tree_19-138792

Andei dando uma pesquisada sobre algumas tradições que acontecem todos os anos em dezembro nas diversas regiões do Canadá:

Pelas ilhas de Vancouver, na manhã de 13 de dezembro, segundo o costume sueco, meninas usando uma coroa de Santa Lúcia acordam seus pais com biscoitos feitos de gengibre.

Do outro lado do país, na província de Terra Nova, o natal é celebrado de uma maneira bastante original. Há, com certeza, a tradicional árvore de Natal, a Missa do Galo e a troca de presentes. Mas, além disso, os jovens se fantasiam e vão, de porta em porta, visitar as pessoas idosas e doentes. Eles também cantam nas ruas. Os precursores desses cantores foram os trovadores da Idade Média. Isolada do resto do país, Terra Nova tem preservado os costumes europeus, e seus habitantes, na grande maioria, são descendentes de irlandeses e ingleses.

Em Nova Escócia, durante os doze dias que antecedem o Natal, pessoas mascaradas são vistas na comunidade. Elas tocam sinos e fazem muito barulho e pedem doces nas casas. Os anfitriões tentam adivinhar quem são os mascarados e caso acertem, os mesmos devem retirar a máscara.

No norte do Canadá, algumas pessoas planejam uma “Pull Taffy” que é uma festa realizada em honra de Santa Catarina, a padroeira das mulheres solteiras. Durante o evento, as mulheres solteiras da região tem a oportunidade de conhecer os homens também solteiros e quem sabe começar um relacionamento.

Na cidade de Labrador existe um concurso de Natal Luz. As pessoas enfeitam suas casas e fazem enormes esculturas de gelo em seus jardins. Encontrar gelo por aquela região não é problema, já que a cidade tem como característica o grande volume de neve durante o inverno.

As tradições das colônias francesas são respeitadas no Québec e pelas famílias franco-canadenses no resto do país. Os preparativos têm início com semanas de antecedência: a família inteira decora a casa, prepara a árvore e monta um pequeno presépio, normalmente colocado junto da árvore, que é decorada com bolas, fitas, lantejoulas, luzes e, no topo, uma estrela.

quebec-city_2059456b

Na véspera de Natal, o banquete é reservado para a ceia da noite.  Após voltarem da missa, família, amigos e parentes se reúnem ao redor da árvore de Natal para trocar os presentes. Todos se sentam então para a melhor e mais farta refeição do ano, cujo cardápio inclui  aperitivos e salgadinhos, presunto, peru ou ganso recheado, legumes, salada e torta de frutas.

No final da temporada de Natal, em 06 de janeiro, as pessoas na província de Québec tem uma celebração chamada “La Fete du Roi“. Eles assam um bolo e colocam um feijão no meio. O bolo é compartilhado entre amigos e parentes e quem descobrir o feijão terá sorte na vida.

france_galette_des_rois_2

De modo geral, o natal no Canadá é bem parecido com o do Brasil, as crianças acreditam em Papai Noel, quase todo mundo tem uma árvore enfeitada e cheia de luzes dentro de casa. Algumas são pinheiros naturais que deixam um cheiro maravilhoso pelo ar.

canadian-christmas-21284189

Os adultos gostam de enviar cartões de natal para seus amigos e familiares e costumam assar biscoitos e presentear amigos e parentes com os mesmos. Pela cidade vemos muita luz enfeitando as ruas e as casas. Existem bairros inteiros com decoração de Natal, virando roteiro turístico para escolas e visitantes.

Muitos canadenses têm um dia de folga em 25 de dezembro e muitos passam o dia com parentes próximos ou amigos. É costume de trocar presentes, desfrutar de uma refeição festiva especial. O almoço de natal é uma refeição muito grande com um peru assado recheado, acompanhado de batatas, legumes e molho de cranberry. A sobremesa geralmente é um pudim de ameixa.

Fontes: Canada Internacional / Brasileiras pelo Mundo / Um brasileiro pelo Mundo 

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

3 Comments on “Natal no Canadá”

  1. Pingback: Tradições Natalinas no Canadá - Casei e Mudei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *