Nossa Roadtrip pelo Canadá (parte 1)

ELISABRENNERCanadá, RoadTrip4 Comments

Feliz 2016! O meu ano começou bem agitado, e é por isso que o primeiro post do ano vem com um pouco de atraso. Mas aqui estou eu de volta, finalmente, para poder atualizar o blog e poder contar para vocês tudo sobre o nosso final de 2015 e começo de 2016. Como eu já falei nesse post, a minha família veio do Brasil para passar as festas de fim de ano no Canadá comigo e com o Bruno. E nós aproveitamos a presença delas aqui para fazermos uma pequena roadtrip pelo Canadá.

Foram 10 dias de viagem, 6 cidades visitadas, 3250 km rodados, mais de 2mil fotos e muita diversão. Neste post e nos que virão a seguir eu contarei em detalhes a nossa viagem.

Antes de mais nada, queria dizer que é muito perigoso fazer viagens de carro no inverno, a lei de algumas províncias determina que os carros estejam equipados com pneus adequados para a neve, a rodovia fica muito escorregadia e a visibilidade é bem menor (perdemos as contas de quantos acidentes vimos pelo caminho). Isso sem falar na presença de alguns animais e o frio constante. Nós só fizemos essa viagem por causa do Bruno, que morou aqui por muito tempo e tem muita experiência para dirigir nessas condições, mas mesmo assim, foi um grande risco que decidimos correr.

  • Edmonton – Jasper

Nossa viagem começou dia 26 de dezembro de 2015, acordamos bem cedo, por volta de 5h da manhã e pegamos a Yellowhead Trail West em direção a Jasper.

IMG_2764

IMG_2767

A cidade de Jasper está localizada dentro do Parque Nacional Jasper, e é por isso que tem que pagar para entrar (eles cobram por carro e pela quantidade de dias que se pretende ficar lá dentro). O parque é o maior e mais setentrional parque nacional canadense nas Montanhas Rochosas (ele abrange uma área de 10.878 km²). Lá uma vasta vida selvagem no qual incluem ursos, alces, veados, cougars, carneiros das montanhas, coiotes, renas, caribus, entre outros.

O parque foi fundado em 1907 como uma reserva federal, e, em 1984 o parque foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO, juntamente com outros três parques nacionais canadenses das Montanhas Rochosas: Yoho, Banff e Kootenay, e é um dos pontos turísticos mais visitados no Canadá.

IMG_9811

tivemos o prazer de encontrar esse Elk na estrada

IMG_0592

IMG_0590

e essa manada de Bighorn sheep (o carneiro das montanhas)

IMG_0593

IMG_0591

Chegamos cedo na cidade e fomos em direção ao Maligne Canyon, que é um cânion localizado dentro do parque nacional de Jasper, existem alguns passeios pagos com a presença de um guia e aluguel de botas apropriadas para caminhar na neve e no gelo, para percorrer todo o cânion.

IMG_2824

4 camadas de roupas e ainda assim sentimos muito frio

IMG_2797

Porém é totalmente possível fazê-lo sozinho, o caminho é bem sinalizado e não vimos a necessidade de pagar para isso. A única coisa que fizemos foi comprar um shoe spikes, que é tipo uma capa de borracha que se coloca por baixo das botas e facilita muito para andar no gelo (compramos a nossa no Canadian Tire por menos de $20,00 o par), vale dizer que é necessário estar usando botas à prova d’água e muitas meias!

IMG_9787 n

O lugar é mágico, estima-se que ele possui mais de 365 milhões de anos e alguns geólogos especulam que partes do cânion foram originalmente cavernas profundas que já foram descobertos por raspagem glacial e erosão hídrica. A instituição Parques do Canadá desenvolveu uma trilha interpretativa auto-guiada ao longo do cânion com sinais e placas que descrevem a história geológica da área . Há seis pontes sobre o desfiladeiro , cada um com seu próprio ponto de vista especial.

IMG_2830

a segunda ponte (conseguem ver eu lá no meio dela?)

IMG_2865

IMG_2812

IMG_2871

Todo o percurso tem 3,7km de distância, mas não conseguimos andar por ele todo. Estava muito frio, muito mesmo, por volta de -20C. Mas conseguimos caminhar por grande parte dele, o que nos rendeu boas fotos.

IMG_2813

IMG_2850

IMG_2854

muita neve, muito gelo e muito frio!

IMG_2880

Voltamos para o carro e seguimos para o vilarejo de Jasper, que fica no pé de algumas montanhas. É bem pequenininho, mas é lindo! As lojinhas, os restaurantes, a cidade toda é muito aconchegante e estava cheia de turistas. Jasper é destino de turistas tanto no verão, quanto no inverno. Infelizmente não foi possível conhecer muitas atrações, como o skywalk,  e Athabasca Glacier, porque elas estão fechadas nesse período do ano.

IMG_9819

IMG_9788

IMG_9793

IMG_9796

IMG_9797

Dormimos somente uma noite em Jasper, antes de voltarmos para a estrada, demos uma passada no Pyramid Lake para conhecer e tirar algumas fotos. Este lago fica no pé da montanha de mesmo nome, lá tem um Resort que é bem famoso e fica muito movimentado no verão.

IMG_9827

IMG_9944

Pyramid Lake Resort

IMG_9959

O Pyramid Lake congelado, com a Pyramid Mountain ao fundo

 

 

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

4 Comments on “Nossa Roadtrip pelo Canadá (parte 1)”

  1. Pingback: Nossa Roadtrip pelo Canadá (parte 5) - Casei e Mudei

  2. Pingback: Nossa Roadtrip pelo Canadá (parte 4) - Casei e Mudei

  3. Pingback: Nossa Roadtrip pelo Canadá (parte 3) - Casei e Mudei

  4. Pingback: Nossa Roadtrip pelo Canadá (parte 2) - Casei e Mudei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *