O frio do inverno canadense

ELISABRENNERCanadá, Sobre mim1 Comment

Já estamos oficialmente no inverno há quase um mês, mas ainda não tínhamos vivenciado o que é realmente o inverno canadense. Eu expliquei nesse post sobre a influência do El Niño no clima deste ano, e foi por causa desse evento meteorológico que as temperaturas estavam razoavelmente amenas por aqui (por volta dos -5C, o que pra cidade de Edmonton é quase calor).

IMG_9070

Eu era feliz e não sabia!

Desde a metade da semana passada as temperaturas despencaram, e as sensações térmicas beiraram os -30C. É frio demais! A solução para suportar temperaturas tão hostis, é muita roupa. E disso as lojas daqui estão abarrotadas. São calças térmicas, casacos isolantes, meias super grossas, luvas e muitos outros acessórios.

IMG_0648

Nesse post irei dar algumas dicas de como se vestir para o inverno canadense. São algumas dicas que eu aprendi vivendo aqui por menos de 6 meses e pesquisando em outros blogs. O segredo são as camadas, por aqui chamadas de layers.

  • Base Layer

A primeira camada é a mais importante, é ela que vai proteger a sua pele, ela deve ser feita de algum material com isolante térmico e algo que absorva umidade.

Como ela é muito importante, dá pra gastar um pouco mais de dinheiro e investir em algo melhor. Mas para quem está vindo a passeio e não vai usar esse tipo de roupa tão cedo, dá pra comprar até no Walmart.

IMG_0625

Me sinto uma super espiã com essa roupa preta

É preciso usar a blusa e a calça térmica. Para a calça, existem mais opções,  como uma meia calça mais grossa (fio 80) ou até uma calça leg.

  • Mid Layer

A próxima camada é aquela que você monta o seu look e o seu lado fashionista entra em ação. Blusa de lã, suéteres, casaquinhos, qualquer um mais grossinho que ajude a prender o calor.

IMG_0626

Adoro usar os moletons do Bruno!

Dependendo do frio lá fora, a mid layer pode ser uma ou duas blusas, sendo que a segunda pode ser um cardigam mais grosso, ou algum moletom um pouco mais potente.

IMG_9359

Para as pernas, existem algumas calças legs mais grossas, de lã, que são muito boas. Eu geralmente já coloco a calça jeans.

  • Outer Layer

É o casaco de neve. Esse sim é o mais caro, porque ele tem que ser bom, grosso e de preferência à prova d’água. Casaco pesado não é sinônimo de casaco quente, e sim de dor nos ombros. Os casacos bons geralmente são feitos de nylon, ou pele falsa e por isso são leves e bem quentes.

IMG_0629

E quanto mais comprido melhor! Muitas lojas vendem casacos bons, eu gosto de comprar na Winners, porque lá tem várias marcas com um preço bem melhor.

IMG_0632

Aquele selfie de elevador

Eu geralmente não uso, mas também têm calças à prova d’água, que as pessoas usam para esquiar ou fazer snowboard. Elas são bem largas e super coloridas, então, a não ser que você esteja numa estação de esqui, você não verá ninguém com uma dessas.

IMG_0350

Minha roupa super colorida de snowboard

  • Acessórios

Os acessórios são muito importantes e sempre ajudam a compor um look mais bonitinho de inverno. Gorros, cachecóis, luvas, pavlas.. existem diferentes modelos para todos os gostos. Eu tenho vários e sempre fico variando para não enjoar.

IMG_0628

Para quem não gosta de lã, assim como eu, existem cachecóis e gorros de vários outros materiais que não pinicam. Encontrar acessórios de inverno por aqui não é problema nenhum, porque eles existem para vender por todos os lados. O difícil é escolher só um.

IMG_9325

  • Para os pés

O meu problema são os pés, que estão sempre gelados. Para mantê-los aquecidos tem que investir em várias meias, mas a melhor opção é usar uma meia térmica que é um pouco mais cara mas que realmente funciona.

As botas sempre foram um problema para mim, eu nunca gostei de usar botas, mas aqui eu simplesmente não tenho opção. No começo eu procurei muito alguma que eu gostasse, ou que fosse menos feia.. mas não tem como escapar. Botas de inverno são grandes, pesadas, caras e quase sempre muito feias.

Como eu não gostei de nenhuma, e não queria gastar muito dinheiro, comprei uma bota à prova d’água barata, na loja Springs e outras mais baratas ainda na Payless Shoes (daquelas gordinhas por dentro, para usar em dias sem neve). Elas fazem o papel de me esquentarem, e para esse meu primeiro inverno tá ótimo.

IMG_9590

Pra quem quer uma bota boa de verdade, uma boa dica é olhar na UGG, SOREL ou na North Face (que é uma das melhores lojas de roupas e acessórios de inverno).

  • Dias de muito frio

Aqui dias de muito frio são bem comuns, e quando se vai ficar muito tempo do lado de fora, existem os hot pads, que são umas bolsinhas de gel aquecidas para colocar dentro da bota ou dos bolsos. Eles são bem comuns e são vendidos por poucos dólares em lojas de conveniência ou até no Canadian Tire.

Capturar

As camadas de roupa são muito importantes porque sempre que se entra em algum lugar fechado, você terá que tirar pelo menos a outer layer, porque sempre terá aquecimento. No mais, o segredo é se manter aquecido da melhor forma, aceitar que não estamos nem na metade do inverno e let it go.

IMG_0387

 

 

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

One Comment on “O frio do inverno canadense”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *