O que nunca te falaram sobre morar no Canadá

ELISABRENNERCanadá47 Comments

Você está prestes a realizar seu sonho. Pegou as suas coisas e colocou numa mala, entrou em um avião e desembarcou em outro país. Você finalmente chegou no exterior e decidiu que não vai voltar e nem irá olhar pra trás. Esse país novo é tudo que você sempre sonhou e você está disposto a lutar para conseguir tudo que sempre quis. Certo?!

Depois da euforia inicial do primeiro mês você começa a se questionar “O que eu estou fazendo aqui?”. O processo de adaptação em um país novo não é fácil, aliás, nenhum processo de adaptação é fácil. Qualquer coisa que te tire da zona de conforto incomoda no começo.

kkk

Sempre irão existir muitos obstáculos e você irá pensar em jogar tudo para o alto e voltar atrás com frequência. Você irá chorar alto até cair no sono quando a saudade apertar. Você irá aprender a amar o Skype e a ver as crianças crescerem por fotos. Você irá sentir falta daquela comida gostosa que a sua mãe fazia. E terão dias que tudo que você mais quer na vida é estar de volta a sua antiga casa.

Mas tudo isso vai passar, você vai se acostumar à nova rotina, ao novo bairro e à nova cidade. Você vai aprender a amar isso tudo aqui. Ou não. Pode ser que você nasceu para pular carnaval todo mês de fevereiro e tomar açaí na feira todo domingo. Pode ser que você odeie a neve, deteste o seu emprego novo e queira matar os seus novos vizinhos. Cada ser humano é único e só você pode dizer se você pode fazer/viver algo.

lljj

Niagara Falls, foto de 2015

Agora se você ainda está aí pesquisando, se perguntando e bolando milhares de planos para viver essa vida na gringa, eu vou te contar algumas coisas que nunca te falaram sobre o viver fora, especialmente aqui no Canadá:

Custo de Vida

Morar no Canadá não é barato. Aluguel, telefone, internet, transporte, vida social… tudo custa caro, principalmente se você vive em alguma das grandes cidades como Toronto, Calgary, Montreal ou Vancouver.

O Dólar Canadense é barato quando comparado ao Dólar Americano, mas mesmo assim é bem mais caro que o Real, ainda mais nessa fase tão crítica da economia brasileira.

DSC01545

Jantar fino? Uma vez por mês e olhe lá

O mais caro, sem dúvida, é o aluguel. Prepare-se para gastar mais de $1.000 por mês para alugar um apartamento bem simples. Adicione $100 de telefone e internet, $100 de transporte público, $600.00 de alimentação básica (para um casal) e muitos dólares se você quiser manter uma vida social.

Mobília

Já que você está aqui para ficar, você deverá investir numa boa mobília para o seu apartamento. Os imóveis alugados aqui SEMPRE incluem eletrodomésticos básicos, leia-se: fogão, geladeira e microondas. Alguns podem ter outros itens, como máquina de lavar-louças e máquina de lavar-roupas.

DSC01818

Essa casa linda e esse carrão? podiam ser nossos, mas não é.

Todo o resto você deverá comprar, e nisso inclui tudo.. desde cama e colchão, até sofá e TV. Prepare-se para gastar uns $8.000, isso se você comprar tudo na Ikea.

Saúde

Para os brasileiros que tem plano de saúde, o sistema do SUS daqui é ridículo. Sério. Prepare-se para estranhar muito. Aqui no Canadá existe o Médico de Família, que é um clínico geral e todas as pessoas devem escolher um médico para receber acompanhamento nos seus exames periódicos e fazer o famoso check up geral.

Antes de se consultar com qualquer especialista, como ginecologista, cardiologista ou dermatologista, todo munda passa por uma consulta com o médico de família. O que acaba enrolando um pouco. Mas o sistema de saúde daqui funciona, e muito bem. O Canadá tem médicos renomados e competentes. Pode confiar.

Taxas

Para tudo aqui existem taxas, GST, PST e outras.. no final quase 40% do salário anual vão para as mãos do governo. Bom, pelo menos aqui, as pessoas sabem pelo quê elas estão pagando e tudo é devolvido em forma de melhorias e benefícios para os cidadãos.

Clima

Não é novidade pra ninguém que o inverno Canadense não é nada ameno. Prepare-se para enfrentar temperaturas baixíssimas, ventos cortantes e muita muita muita neve. São quase 6 meses de inverno e com o tempo aquela paisagem bucólica branca cansa.

Você vai querer sentir calor, ver o sol, ver alguma cor que não seja branco, você vai se cansar de ficar em casa e se irritar muito em ter que vestir pelo menos três camadas de roupas para sair de casa.

IMG_3329

A boa notícia é que a única certeza que temos aqui, é que a primavera vai chegar e a neve irá derreter. E quando isso acontecer, prepare-se para ver a neve se transformar em lama. Não é bonito e nem agradável, mas você pode morar em Vancouver, ou Victoria, duas cidades lindas da província de British Columbia que têm temperaturas positivas quase o ano todo.

Jeitinho Brasileiro

Sabe aquele jeitinho que resolve quase tudo no Brasil? Ao chegar aqui, pode esquecê-lo Você não vai resolver nada tentando burlar alguma regra. Aliás, você vai ser contaminado com o jeito correto canadense de fazer as coisas, porque é a única maneira que existe aqui.

Você vai esperar em filas, vai pedir desculpas, vai respeitar o próximo, vai limpar a sua bandeja depois de comer na praça de alimentação do shopping, não vai jogar lixo no chão, vai abrir a porta para idosos e vai ajudar estranhos na rua. É assim que se vive aqui, e você vai se acostumar tanto que será algo natural.

Saudade

É claro que você vai sentir muita saudade da sua antiga casa, da sua família, dos seus amigos, da sua rotina antiga.

llj

Essa saudade tem até nome, HOMESICKNESS. Eu sempre pensei que fosse bobeira e até exagero, até que aconteceu comigo. Ela acontece diferente em cada um, mas da mesma maneira inesperada que ela chega, ela irá embora.

Frieza

Muita gente fala que o Canadense é um povo frio e que é muito difícil fazer amizades por aqui. Isso não é totalmente verdade. Não espere gente puxando o seu saco e te convidando para ir na casa deles o tempo todo. Os Canadenses são reservados e discretos, mas isso não significa que eles sejam frios. É algo cultural.

kklo

Templo Indu em Toronto! Aqui a multiculturalidade é muito presente em todos os lugares.

Se você não gosta do povo Canadense o que você está fazendo no país deles? não se preocupe, você poderá fazer amizades com mexicanos, indianos, americanos, dominicanos, bolivianos, africanos, coreanos, portugueses, alemães, filipinos e até com outros brasileiros. O Canadá é um país multicultural, tenho certeza que não será muito difícil conhecer pessoas que lhe agradem.

Agilidade

Resolvi nomear este tópico assim por falta de um nome melhor, não sei muito bem como descrever… mas aqui tudo é muito rápido. Ninguém insiste e te obriga a fazer nada. Você quer comprar algo, ótimo, compre; se não quiser, também ótimo, a decisão é sua e ninguém vai encher o seu saco por isso.

Corretores de apartamentos não vão ficar no seu pé, vendedores de carro vão te ligar apenas uma vez, uma consulta ao médico irá durar apenas 10 minutos e as despedidas são só um “tchau e fui”.

IMG_2776

Aqui as pessoas vão direto ao ponto e pronto. Bem diferente do Brasil, né?! Um bom exemplo disso são os restaurantes, você mal chegou e já te perguntam o que vai beber e mesmo antes de terminar a sobremesa o garçom já deixa a conta em cima da mesa. Acostume-se porque aqui é assim.

Dinheiro

Se você está acostumado a parcelar aquela bolsa linda da loja de grife do shopping em 24 parcelas no cartão, pode esquecer. Aqui no Canadá tudo é comprado à vista. As lojas não parcelam nada, por exemplo; aqui você tem que pagar $1.200 numa TV em dinheiro vivo, então aprenda a controlar os seus gastos e a economizar.

DSC01141

Cada centavo tem muito valor!!

O problema é que os cartões de débito (por motivos de segurança) só aceitam transações de $1.000 por dia, e os bancos as vezes encrencam com saques muito altos, então aprenda a se planejar.

Mordomias

Sabe a Dona Maria que faz faxina na sua casa toda quinta e a Dona Joana que passa as suas roupas? Elas serão só uma boa lembrança no seu coração. Faxineira, passadeira, cozinheira.. esse tipo de “mordomia” não existe não. Prepare-se para fazer tudo. Eu disse tudo! Você vai limpar, lavar, passar, cozinhar, arrumar e ainda vai virar manicure e maquiadora profissional.

Outra coisa super comum aqui é o DIY – do it yourself, que é o famoso “faça você mesmo”. Prepare-se para montar os seus móveis, fazer a sua mudança, pintar paredes e até aprender a fazer pequenos consertos de casa.

Emprego

Sabe os subempregos? Por favor NUNCA diga essa palavra aqui. No Canadá não existe subemprego. Todos os empregos são dignos e bem remunerados. Prepare-se para trabalhar de garçom ou de caixa de supermercado.

Fique tranquilo que um dia você irá servir café (pode acreditar que o uniforme do Mc Donald’s vai ficar bem em você) ou pegar no pesado numa obra de construção civil. Mas também espere ser respeitado por qualquer profissão que você venha a ter.

DSC01428

Artistas de rua em Quebéc

Ah, e se você é chefe, gerente, diretor de qualquer lugar no Brasil, não venha pra cá esperando trabalhar logo de cara no mesmo cargo. Você irá regredir e muito na sua profissão antes de alcançar o cargo que você tinha antes.


Bom, se depois de ler tudo isso você ainda tem vontade de se aventurar no exterior, que bom! Fico feliz por você, te desejo toda boa sorte e sucesso do mundo, mas não diga que eu não te avisei.

DSC01937

High Park, Toronto/2014

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

47 Comments on “O que nunca te falaram sobre morar no Canadá”

  1. Rosely Correa Pagliarini

    Parabens pelo seu blog ….eu moro na Italia a 10 anos ….passei alguns momentos como voce citou….mas claro tudo passa e a gente se adapta…..sou totalmente de acordo com vc quando expoe as coisas de modo claro e real…para passear tudo è lindo, maravilhoso….morar è dificil….requer muita tenacidade…..e algumas pessoas parecem nao estarem prontas para ouvirem a verdade nua e crua e nao os castelos que construiram na imaginaçao….um abraço

  2. Danielle Spíndola

    Elisa,

    Gostei muito do post! Eu sei que algumas pessoas criticam a franqueza mas acho importante porque a maioria dos blogs, vídeos, etc só falam o lado positivo. Pretendo imigrar em agosto desse ano e acho super importante saber todos os desafios. Dessa forma, vamos mais preparados para o que vamos enfrentar.

    1. ELISABRENNER

      Olá Danielle, obrigada pelo comentário e pela visita ao blog! Fico feliz em saber que você gostou do post! Obrigada!
      Elisa

  3. Matheus

    Estou escrevendo da cidade de Quebec.
    Conheço mais de 15 países e estou aqui a passeio. Estou odiando tanto este país que joguei no Google algumas frases do tipo “odeio o Canadá” e fui chegando a alguns sites.
    Fui a Toronto, Montreal, agora Quebec, depois Ottawa.
    Céus, que país chato! Não tem a história da Europa (e beleza e charme). Não tem a eficiência dos EUA. E, o pior, são verdadeiros picaretas travestidos de santinhos.
    Alguns exemplos: o cara da bilheteria do trem tentou aumentar em 50 dólares o valor da passagem em relação ao valor da máquina. Contas erradas em restaurantes. Erros em hotéis. Tudo parece que é exploração.
    Não é um “caro” justo, igual Londres ou NYC. É um caro artificial. Picareta.
    Restaurantes fecham cedo. As pessoas parecem preguiçosas. Aqui em Quebec não consegui achar (no miolo da parte velha) uma loja de eletrônicos pra comprar um adaptador que precisei devido ao meu, que estragou.
    Terrível. Estou odiando. Graças a Deus somos de família estruturada, sempre viajo a turismo, e posso dizer que não piso aqui nunca mais. Que saudade de São Paulo. Da Europa. Da Suíça, Austria, Itália, Portugal.
    Brasileiros são muito deslumbrados. Criticam tudo do país (eu mesmo sou feroz crítico), mas desembarcam em terras estrangeiras e se tornam totalmente subservenientes. Tudo é lindo.

  4. Bárbara

    Olá!
    Adorei esse post! Meu pai é aposentado e ganha bem aqui, mas ele quer imigrar para o Canadá apenas para morar e não trabalhar. Há essa possibilidade? Ou é muito difícil deles concederem o visto?

    1. ELISABRENNER

      Olá Barbara,
      Obrigada pelo comentário e pela visita. O único tipo de visto que concede a ele o direito de morar no Canadá seria a residência, e aí inclui tudo, trabalhar, morar.. todos os direitos (exceto de votar) mas para concederem esse visto é um processo bem trabalhoso e complicado.
      Espero ter ajudado!
      Elisa

  5. Emanuelle

    Olá! Achei seu post interessante, porém parece que vc quer assustar as pessoas… se alguém nao estiver totalmente firme do seu objetivo ao ler o post Já desiste. Entendi que vc quer alertar, porém ao final vc que ao meu ver nao retornou, poderia dizer que é difícil, mas que pode dar certo sim! Achei o final meio: desista! Bom, se vc leu isso tudo e ainda quer vir… ou seja, leia mas não venha! Minha opinião…

    1. ELISABRENNER

      Olá Emanuelle! Obrigada pelo comentário e pela visita ao blog.
      Morar fora é um perrengue diário. Só quem já passou pela experiência sabe exatamente do que eu tô falando. Ninguém publica a realidade como ela é e essa é apenas a minha opinião e minha experiência no último ano morando aqui no Canadá.

  6. Josué

    Explicação incrível, neste exato momento estou pesquisando e muito para ir ou não morar no Canadá, claro que muitas coisas no brasil são ótimas calor, família, o povo, mas infelizmente o Brasil é um país mau conduzido pelos governantes o ditado ‘a esperança é a última que morre” não faz mais sentido pra mim, tenho uma filha de 4 anos e fico pensando que Brasil ela terá daqui a 20 anos, tenho que pensar nela em dar o melhor que eu puder, o Canadá é um sonho que espero que se torne realidade.
    Ótimo Post abraços.

    1. ELISABRENNER

      Ola Josué,
      Obrigada pelo comentário e pela visita ao blog! Fico feliz em saber que o post tenha lhe sido útil. Realmente a situação do Brasil não está das melhores! Espero que tudo de certo para você e sua família e que o sonho de vocês se torne realidade em breve! Abraços

  7. TARCISIO SARA

    OLA ELISA..SEU BLOG JA ME FOI UTIL.

    TENHO 54 ANOS.
    PRETENDO FICAR UM MES EM VICTORIA SOMENTE PARA APRENDER UM POUCO DE INGLES. AQUI NO BRASIL SOU UM PEQ EMPRESARIO. FICAREI EM CASA DE FAMILIA. VOCE ACHA QUE TEREI MUITAS DIFICULDADES. DEVO LEVAR DINHEIRO EM ESPECIE OU ACEITAM BEM OS CARTOES DE CREDITO INTERNACIONAIS? QUANTO AS ROUPAS DEVO LEVA-LAS OU COMPRA-LAS AI EM VICTORIA. IREI EM MAIO DE 2017.

    OBRIGADO.

    TARCISIO SARA

    1. ELISABRENNER

      Olá Tarcísio! Obrigada pelo comentário e pela visita ao blog! Sobre as dificuldades todos mundo as enfrenta, né?! Mas eu acho que você não terá muitos problemas! É só já sair do Brasil com tudo certinho.. passagem, transporte do aeroporto, casa de família e escola de inglês já acertadas.. sobre o dinheiro é sempre bom levar em espécie além do cartão de crédito. Cartões de crédito geralmente cobra iof.. a vantagem do dinheiro em espécie é para comprar coisas baratas que acaba sendo bem mais fácil. Mas muitos lugares aceitam cartão sim! Sobre as roupas, acredito que em maio a cidade de Victoria não vai estar muito fria, então acho que as roupas de inverno do Brasil vão te segurar bem hehehe espero ter ajudado! Abraços

  8. Camila Passos

    Olá, Elisa!

    Eu gostei muito do seu post. Estamos pesquisando ir morar fora, porém, por enquanto é algo mais geral, vendo os aspectos de vários lugares pelo mundo. É bom saber sobre os pontos que não são tão bons, pois, assim é mais difícil se decepcionar estando cientes de tudo. Entendi muito bem a sua generalização, pois, recebendo informação de fora, é muito melhor ir programado para gastar muito mais e acabar gastando menos, ao que achar que tudo são mil flores e não conseguir manter-se por aí.. Enfim.. Ainda tenho muitas duvidas, mas continuarei pesquisando. =)

    Obrigada por sua colaboração em divulgar suas experiências!

    1. ELISABRENNER

      Oii Camila!
      Obrigada pelo comentário e pela visita ao blog! Fico feliz que tenha gostado do post e que ele tenha te ajudado de alguma forma! Boa sorte com as pesquisas! Beijão

  9. João

    Olá Elisa, legal seu blog, da uma visão geral boa de que nem tudo são rosas…

    Estou planejando imigrar de mala e cuia, com esposa e filha…

    Em maio estarei indo para o Canadá para sentir o ar…

    Excelente Post!

    1. ELISABRENNER

      Olá João,
      Fico feliz que você tenha gostado!
      Maio é uma época ótima para ter uma primeira impressão do país, já estaremos em clima de primavera e muitas cidades já estarão floridas!
      Boa viagem para vocês e boa sorte!
      Obrigada pelo comentário e obrigada pela visita!

  10. Rodrigo Araujo

    Excelente o texto. Moro no Canada’ (Ottawa) ha’ 14 anos e vc resumiu com muita propriedade o que realmente significa viver aqui. Vale a pena? Pra mim vale muito: prefiro o frio e o “do by myself” do que viver naquela sociedade brazuca corrompida e totalmente desigual, alem da violencia sem fim.
    Grande abraco e sucesso ao blog.

    1. ELISABRENNER

      Olá Rodrigo,
      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do post!
      Eu concordo e muito, apesar de todos os pesares, o Canadá vale muito a pena! não troco isso aqui por nada! haha
      Já estou até aprendendo a gostar do esquema DIY e já descobri vários talentos em mim que eu não sabia que tinha hahaha
      Obrigada pelo comentário e obrigada pela visita.
      Abraços!

  11. Mirella

    Oi Elisa, moro em Montreal e conforme fui lendo o seu texto, fui me identificando a cada uma de suas palavras. Sair do nosso país de origem, se aventurar nessa coisa de imigrar e traçar um novo caminho não é nada fácil. Ainda em muitos dos meus dias me pergunto se estou fazendo a coisa certa perdendo todas as festas da minha família e vendo os pequenos crescerem de longe, os queridos casarem por fotos… A saudade do calor também é uma coisa que nunca pensei que sentiria. Mas ela é diária nesses 6 meses de frio.
    Bom, graças a Deus a primavera está logo ali na esquina 🙂

    1. ELISABRENNER

      Olá Mirella,
      Eu entendo exatamente esse sentimento! Mas vale a pena, cada descoberta e cada conquista são uma satisfação pessoal muito grande! E é incrível como a gente se adapta e aprende a gostar de coisas diferentes que jamais imaginamos gostar.
      Também sinto falta do calor, de realmente sentir o calor do sol. Mas como você disse, a primavera já está quase ali hehe e graças a Deus o pior já passou haha
      Obrigada pelo comentário e obrigada pela visita!

  12. arnaldo menezes

    muito legal a sua orientaçaõ men tudo que reluz e ouro amei. voce contribui e muito com nosso povo. .

  13. Andrea

    Só não concordo com essa coisa de não ter diarista, todos os canadenses que conheço tem diarista. Então, não é porque no Canadá é difícil encontrar alguém que contrate uma faxineira, e
    Sim essa não é uma realidade dos imigrantes, pelo menos no início.
    Concordo que eles não contratam diarista para passar roupa pois eles as passam com as mãos( dão uma ligeira esfregada na roupa) e quase não usam o ferro.
    Também acho que o Quebec
    É um pouco diferente do resto do Canadá!!
    Parabéns pelo seu blog 😊😊😊

    1. Julia

      Não é bem assim… Conheci muita gente, canadense, q tem faxineira. Normalmente de 15 em 15 dias, mas tem! Tb não acho q o povo seja educação toda. Uma das coisas q mais aprecem com a primavera e o lixo q fica escondido na neve, incluindo saquinhos com coco de cachorro! E para terminar, tb conheço muitos estrangeiros q nunca trabalharam em McDonalds, não vamos generalizar! Viver no exterior é difícil, tem muita adaptação, e vc será sempre o estrangeiro, mesmo q seja cidadão. Mas hoje realmente estou acostumada com a vida tranquila daqui, e a segurança para mim é o realmente não tem preço. Posso ir e vir sem medo.

      1. ELISABRENNER

        Olá Julia,
        Sério? que bom saber que é possível sim ter diarista para ajudar com os trabalhos domésticos.
        É claro que existe lixo nas ruas por aqui, mas é a exceção não é mesmo? Além da falta de educação de algumas pessoas, também pode ser por causa dos fortes ventos do final do Outono e começo do Inverno, que são muito comuns em grande parte do Canadá. E também depende do local que você for analisar.. grandes centros turísticos, como Toronto e Vancouver, que recebem visitantes do mundo inteiro, são mais difíceis de manter a limpeza do local.
        E sobre o McDonalds, foi bem extremo, e crítico, para tentar explicar e exemplificar que qualquer emprego aqui é digno, por menos glamuroso que ele seja.
        Eu também adoro a segurança do país, acho fundamental!
        Obrigada pela visita e obrigada pelo comentário!

    2. ELISABRENNER

      Olá Andrea,
      Eu não conheço ninguém que tenha diarista, que legal saber que é possível sim, ter alguém para ajudar com as tarefas domésticas!
      O Quebéc é bem diferente em vários aspectos, né? Não só na língua principal falada, mas até nas leis hehehe eu não conheço quase nada de lá!
      Obrigada pela visita e obrigada pelo comentário!

  14. Eduardo

    Bons comentários só não entendi se você foi embora porque a vida aqui no Canadá não era o que você esperava ou por causa das dificuldades ? Só esperto que as pessoas que leiam esses comentários absorvam as ótimas dicas e não se desanimem de tentarem sua vida aqui. Para cada um a história é diferente e vale muito a pena tentar do que passar o resto da vida pensando como seria ! Fiquem ligados – Abrs Eduardo 4 anos de canada !

  15. Jorge

    Tudo muito relativo.. Custo de vida alto? Comparado com qualquer cidade brasileira, o custo aqui é justo.

    Ainda mais considerando que qualquer emprego te dá condições de viver. Vá alugar um AP no brasil, pagar todas as contas, etc.. e ganhando salário de fome..

    Brasil nunca mais.

  16. Hildelano

    Valeu!
    Pura verdade o que escreveu. E se eu soubesse o que sei hj jamais teria vindo.
    Um abc e boa sorte.

  17. Rafael

    Oi Elisa, os valores a que vc se refere no texto são para qual cidade? Em Montreal onde vivo esses números são menores. Obrigado!

    1. Matheus

      É verdade. Normalmente os posts referem-se mais a Toronto, Vancouver… Em Montreal é MUITO diferente. Tem de deixar claro o lugar ao qual se refere. No Quebéc as coisas são feitas de outra maneira!

      1. ELISABRENNER

        Olá Matheus,
        Na verdade, Quebéc é diferente do resto do Canadá em milhares de outros aspectos, né? hehe
        Eu moro em Edmonton, Alberta. O que conheço de Quebéc são só os pontos turísticos.
        No meu blog, geralmente eu falo sobre a província de Alberta, mas nesse post eu tentei englobar o Canadá e falar dele como um todo.
        Muito obrigada pela visita e obrigada pelo comentário.

    2. ELISABRENNER

      Olá Rafael,
      Esses valores são nas cidades mais populares, como Toronto ou Vancouver. Eu quis falar algo bem geral sobre todo o Canadá. Aonde eu moro, em Edmonton, o custo de vida não é tão alto, como nessas grandes cidades. Imagino que Montreal seja a mesma coisa. Agora no quesito aluguel, eu quis dizer para alugar um apartamento, ou uma casa. Existem aluguéis mais baratos, como aluguéis de basement (porão) ou até de apenas quartos. Obrigada pelo comentário e pela visita!

  18. Giovana D'Alascio

    Excelente post!!! Necessário para todos que estão pensando em ir, ou já de malas prontas!! Obrigada por compartilhar!!

    1. ELISABRENNER

      Olá Giovana,
      Obrigada pela visita e obrigada pelo comentário!
      Fico feliz que tenha gostado do post!
      Beijos!

      1. WAGNER

        Penso em ir pro Canada, para Toronto, spu Posdoc em Energy Economics mas estou disposto a trabalhar de qualquer coisa ai…

  19. Laislaura

    Oi Elisaaa, passei para retribuir a visita e adoreiiii seu post!
    Acho que o maior problema que enfrentarei será a saudade de todos, mas, é a vida né.
    Escolhas e renúncias!
    Sucesso pra vcs…
    beijooo

    1. ELISABRENNER

      Oiii, Lais!
      Obrigada pela visita!
      nao tem jeito, ne? a saudade sempre sera um problema!
      Obrigada, pra voce tbm!!
      Volte sempre hehe
      Beijos!

  20. Dulcirez

    Oi Eisa, foi muito bom ler tudo q escreveu, saber se vc, das suas histórias e sentimentos. Muito legal, um grande crescimento pra vc. Também muito esclarecedor, mesmo sabendo q não irei morar aí. Vou passar pra algumas pessoas q querem morar no Canadá. Beijo grande e Deus te abençõe te guarde. Dulcirez

    1. ELISABRENNER

      Oii,
      Obrigada pela visita ao blog, fico muito feliz que voce tem gostado!

      Tambem fico feliz que voce tenha gostado do post!!
      Amem! Beijos

  21. Pri

    Oi Elisa, a pior parte para mim é a saudade da família! Morro de saudades! O resto já estou mais que acostumada. Acho um absurdo quando os brasileiros falam que os canadenses são frios. Como você mesma disse eles são reservados, mas são super fofos e se tornam seus amigos.
    Quando eu voltei para o Canadá os meus amigos canadenses organizaram uma festa para mim. Um dos meus amigos meu deu uma luva linda falando que era para deixar o meu inverno aqui mais quentinho, super fofo! 😉
    Ontem fui jantar na casa de amigos canadenses e um deles veio todo empolgado me mostrando que tinha cachaça na casa dele. Os meus amigos e amigas mais íntimos me beijam me abraçam como fazemos no Brasil!
    Parabéns pelo post! Adorei, super útil! Beijos 🙂

    1. ELISABRENNER

      Oii Pri!
      Eu também sinto muita falta da minha, do meu cachorro, então, nem se fala!
      Os Canadenses são muito fofos e carinhosos, adorei saber das suas histórias!
      Obrigada por compartilhá-las aqui hehe

      Beijosss!

  22. Isadora

    Amei o post, mesmo sabendo que nem tudo é tão fácil quanto imaginamos, a vontade morar fora só aumenta!! Bjinhos

    1. ELISABRENNER

      Oii Isa!
      hahaha que bom saber que mesmo sabendo desses detalhes um pouco sórdidos você ainda quer se aventurar no exterior! Obrigada pela visita ao blog!
      Beijooos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *