Por que Edmonton é a “Goiânia” do Canadá

ELISABRENNERCanadá, Edmonton13 Comments

Quem me conhece e acompanha o blog desde o começo sabe que eu sou nascida e criada em Goiânia, capital do estado de Goiás no Brasil, e também sabe que eu detesto essa cidade. Sério. Nunca gostei e que me perdoem os apaixonados pela capital Goiana, mas essa cidade sabe ser ruim. Credo.

Apesar de não gostar, eu não posso negar que sou Goiana do pé rachado. Tenho sotaque, falo “uai” e outras gírias tradicionais da capital do Cerrado. Adoro rapadura, goiabada cascão, pamonha e caju. Já comi muita empada do Alberto (do mercado central da rua 3) e dei altos “rolês” no Vaca Brava. Também adoro passear na feira do sol aos domingos e comer um picolé de cajá dando uma caminhadinha no Bosque dos Buritis.

Quando finalmente saí de Goiânia me mudei para quase 10 mil km de distância, em um país totalmente diferente, eu tinha certeza que tinha me libertado.. mas eis que vim parar em Edmonton, capital da província de Alberta, no Canadá. E adivinhem? Apesar das diferenças óbvias, Edmonton se parece muito com Goiânia.

image

Eu sei que essa comparação é um pouco injusta, já que Edmonton pertence ao Canadá, um dos melhores países do mundo, super desenvolvido e de primeiro mundo… e por isso eu relutei tanto em fazer esse post. Vocês não precisam concordar comigo… vou citar algumas semelhanças de Edmonton com Goiânia que me fazem achar que o universo está de sacanagem comigo.

1. Já que Edmonton não tem mar, vamos para o bar.

Você já deve ter ouvido/falado essa frase, só que com a palavra Goiânia. Claro que essa expressão não existe, mas a filosofia.. bom já é outra história. Edmonton tem muitos bares e é conhecida como a Capital Canadense dos Festivais. Sério. Ao longo do ano são diversos festivais diferentes, como o Edmonton International Street Performer’s Festival, K-days, Edmonton Folk Festival e o Edmonton International Fringe Festival, só para citar alguns.

2. Edmonton só tem um bairro de entretenimento

Isso não é exatamente verdade, porque o entretenimento aqui acontece em vários pontos da cidade, mas a maior parte dos bares e casas noturnas da cidade está em apenas um lugar, dessa forma, quem passa pela Whyte Avenue na região do Bairro Old Strathcona durante o verão, tem certeza que está no Setor Marista, na região central de Goiânia.

3. Capital Country do país

Isso mesmo. Para a minha decepção Edmonton é super tradicional pelas festas de peão e por sediar as finais do Rodeio Canadense. Isso significa pessoas andando na rua de bota, chapéu e cinturão, igual na época da pecuária em Goiânia.

4. Parque Flamboyant e River Valley

Tá que essa comparação é quase que ridícula porque o River Valley é o maior parque urbano do Canadá, sendo a junção de 20 parques enormes com 160 km de ciclovia e  calçadas, mas ele é como se fosse a versão do Parque Flamboyant num país de primeiro mundo, né?! Não… tá eu sei que eu forcei a amizade, mas finge que alguém concordou comigo.

12142676_484098508417499_1635554845_n

A minha primeira visita a um dos parques do River Valler, no começo do outono do ano passado

5. Shoppings

Pesquisando por Shoppings Centers em Edmonton, de acordo com o Google, são mais de 40, sendo que o West Edmonton Mall, o maior shopping da América do Norte (lá dentro tem desde parque aquático com piscina de ondas – alô Hot Park de Caldas Novas – cassino e até um hotel enorme), fica aqui.

Como eu já não vou em Goiânia há algum tempo, eu não posso afirmar com certeza, mas me digam.. Goiânia já chegou a marca de 1 shopping a cada 10 habitantes ou ainda não?!

6. Universidades

Edmonton tem uma Universidade Federal, a UofA (University of Alberta), que se forçar a barra, dá para comparar com a UFG (Universidade Federal de Goiás). Aqui também tem a versão da PUC-GOIÁS, conhecida como Grant Macewan. E não pensem que Edmonton não tem a sua própria versão do SENAC, porque tem sim, hahaha ela se chama NAIT.

7. Farmers Market

Durante os finais de semana do verão, em quase todos os bairros têm um Farmers Market, que é a versão Canadense das feiras abertas de Goiânia. Dá pra encontrar de quase tudo nessa feira, frutas, verduras, peixes, carnes, temperos, alguns itens de decoração e muitos food trucks.

IMG_0674

Farmer’s Market do Old Strathcona

8. Outras semelhanças

Edmonton assim como Goiânia é localizada na região Centro-Oeste do país, é uma cidade nova (foi considerada cidade apenas em 1903), é pequena, com uma área de 685 km2 enquanto Goiânia tem 789 km2.


Brincadeiras a parte, não tem como comparar Edmonton com Goiânia. Edmonton é uma cidade histórica, cheia de cultura, museus, teatros, um Governo Provincial eficiente, calçadas bem mantidas, ruas largas, um transporte público impecável, um aeroporto internacional com uma infraestrutura boa, segurança pública, qualidade de vida invejável e muito mais… não tem como reclamar dessa cidade linda que me acolheu tão bem.

IMG_1622

Região do River Valley e a High Level Bridge.

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

13 Comments on “Por que Edmonton é a “Goiânia” do Canadá”

  1. Deiciane

    Olá Boa noite. Sou do Mato Grosso e estou procurando mais sobre Edmonton e encontrei seu blog. Você sabe me falar sobre o campo de emprego para farmacêutico ou químico em Edmonton? Obrigada.

    1. ELISABRENNER

      Olá Deiciane, obrigada pelo comentário e pela visita. Eu não tenho nenhum conhecimento sobre essas áreas aqui, meu emprego é num setor totalmente diferente, por isso nunca procurei saber. Desculpa não poder ajudar mais!

  2. Renata

    Adoreiii!!!!! Sou de Brasília e moro em Yeg ha dois anos. sou Agrônoma e super achei a semelhança tb com nosso Centro-Oeste brasileiro kkkkk! Claro com as devidas proporções e margens de segurança 😜.

    1. ELISABRENNER

      Ola Renata,
      Obrigada pelo comentario e pela visita ao blog!
      Que bacana saber mais gente concorda com as semelhancas hahaha
      Beijos!

  3. Charles Lopes

    Ola Elisa, estou pesquisando sobre Edmonton e descobri o seu blog.
    Pode me informar como esta o mercado de trabalho no meio rural ai nesta região, eu sou Engenheiro Agrônomo e gostaria de poder me estabelecer por ai. embora seja engenheiro quando digo mercado de trabalho eu não tenho muita restrição a cargo ou seja estou disposto para todo tipo de trabalho (no entanto gostaria de trabalhar em fazendas), ate mesmo porque meu inglês e muito básico.
    Explicando minhas intenções eu sou funcionário publico e minha esposa também ela esta afastada para fazer doutorado (por 5 anos) eu estou com pretensões de me afastar por 4 anos do meu trabalho para vivenciar algo diferente e desenvolver meu inglês.

    1. ELISABRENNER

      Ola Charles,
      Obrigada pelo comentário e pela visita ao blog. Eu não tenho conhecimento sobre a área rural de edmonton. Mas imagino que por aqui tenha várias fazendas.. já viajei em direção sul e lembro de ver algumas fazendinhas, às vezes gado e muito feno. Mas não sei lhe dar detalhes sobre o mercado de trabalho. Sobre o inglês, esse seria o primeiro passo a se tomar! É muito importante dominar a língua, principalmente quando se pensa em trabalhar na região rural, porque na cidade até se encontra pessoas que falam outra coisa além de inglês mas as chances de se falar qualquer outra coisa nas fazendas são muito pequenas.
      Espero ter ajudado. Abraços
      Elisa

  4. Pingback: Descobrindo Edmonton com Elisa Brenner - Rede Canadá

  5. Pri

    Amei o post! Aprendi um pouco mais sobre as duas cidades. Apesar de ser brasileira eu não sei muito sobre Goiânia. 🙂

  6. Marlene Klock

    O fato de vc ser goiana e não amar a cidade acho muito comum!!!Sabe minha filha Renata tbm é nascida e criada até se casar e mudar pra São Paulo!!!De fato ela nem a passeio quer ir em Goiânia muito embora sou mineira e amo Goiania como amo qualquer cidade , pois morei anos e tive bons e maus momentos em Goiânia sinto saudades de tudo mas gosto de todos lugares ! Já morei em Blumenau -SC e depois cá estou em SP e acho natural vc não gostar !!Um grande abraço !

    1. ELISABRENNER

      Oiii Marlene,
      Que legal! Sorte de vocês poderem sair de Goiânia também hehehe
      Fico feliz em saber que mais gente concorda comigo kkkkk
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Beijos

  7. Lorena

    Ai credo Elisa, já estou com medo de Edmonton hahahahahaha… Conheci só a província de Quebec e Ontário, mas tenho certeza que a magia do Canadá atinge Edmonton também… e sortuda você de ter ido para uma Goiânia mais desenvolvida lol! Beijos!

    1. ELISABRENNER

      Oiii,
      hahaha não precisa ficar com medo de Edmonton não! A cidade é boa, ela tem sim a “magia canadense”
      As maioria das cidades canadenses tem o mesmo estilo!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *