Quatro razões para morar em Alberta

ELISABRENNERbrasileiras pelo mundo13 Comments

Para quem não sabe ainda, eu sou colunista colaboradora do blog Brasileiras Pelo Mundo, um blog super legal e completo, em que mulheres de diversos países do mundo escrevem para contar as suas experiências em diversos planos da vida, desde a maternidade e adaptação das crianças em um país novo, até sobre questões políticas um pouco mais polêmicas.

No mês de junho saiu um texto meu em que eu conto um pouquinho sobre quatro razões para morar em Alberta. Vale a pena dar uma lida e conhecer um pouco mais sobre essa província incrível.

O Canadá é o segundo maior país do mundo; perdendo apenas para a Rússia, ele possui uma área de 9.976.139 quilômetros quadrados. A maioria dos canadenses (80%) vive em cidades. De acordo com as estimativas de 2002, 34% da população vive nas três maiores cidades: Toronto, Montreal e Vancouver, localizaras nas províncias de Ontario, Quebec e British Columbia, respectivamente. Por esse motivo, as outras províncias Canadenses acabam ficando um pouco esquecidas.

Eu moro em Edmonton, capital da província de Alberta, há quase 10 meses e adoro não só a cidade, mas a província como um todo. E essa opinião não é só minha. Em 2014, a pequena cidade de St. Albert, com apenas 64 mil habitantes, foi considerada a melhor cidade do Canadá para se viver  e, em 2015, a mesma cidade foi considerada a melhor cidade canadense para se criar filhos.

image
Região do River Valley em Edmonton, Alberta

Alberta é uma das 10 províncias do Canadá; está localizada a Oeste do país; é a quarta província canadense mais populosa, com 4,196,457 habitantes (dados de julho de 2015). Nesse post irei enumerar e explicar 4 vantagens de se morar em Alberta.

01. Impostos

Moradores de Alberta pagam os menores impostos do Canadá, graças ao programa do governo local, conhecido por Tax & Revenue Administration (TRA). Isso reflete em valores de juros mais baixos, gasolina mais barata, melhores condições para pequenos e micro empreendedores e outras economias diárias que fazem muita diferença no final do mês.

Apesar de todos os Canadenses pagarem o imposto geral, o GST (Goods and Services Tax) no valor de 5%, aplicado em todas as compras de bens e serviços, Alberta é a única província do país que não cobra imposto Provincial, o PST (Provincial Sales Tax) no valor de até 10% em cima do GST.

image

02. Emprego

O Canadá é um país maravilhoso, mas nem por isso é imune de problemas como violência, criminalidade, desemprego e até corrupção. Não tem como ser perfeito, por mais que se tente. No quesito emprego, a província de Alberta tem os melhores índices do país.

Em 2014, a taxa de pessoas empregadas só em Alberta subiu 2,2% em relação a 2013, para ter uma ideia, a província de Sakatchewan, segunda colocada no ranking, teve um aumento de apenas 1% de empregados. No mesmo ano, Alberta teve uma das menores taxas de desemprego do país, apenas 4,7%, enquanto a taxa média de todo o país foi de 6,9%. Veja todos os dados de 2014 aqui.

image

Para quem não sabe, o Canadá é um grande produtor e exportador de petróleo e as principais reservas desse combustível fóssil se encontram aqui, em Alberta. Dessa forma, a província é simplesmente essencial para o desenvolvimento econômico do país. E não é só isso, segundo pesquisas, a média salarial de Alberta é melhor do que nas outras províncias, já que em um mesmo emprego pode-se ganhar em média até $3,00 a mais por hora trabalhada.

03. Clima

Não é segredo para ninguém que o inverno Canadense é muito rigoroso ( em alguns lugares as temperaturas podem chegar até -50C) e bem longo (podendo durar até 8 meses em algumas regiões). O inverno de Alberta é muito frio e tem muita neve, mas poderia ser bem pior!

image

Mesmo que os cientistas afirmem que a teoria do wet cold e dry cold – frio seco e frio molhado – não passa de um mito, a crença popular é que o frio de Alberta é classificado como seco, o que na prática significa que é mais fácil de se esquentar ao adentrar num ambiente interno aquecido. Talvez seja porque nos lugares secos, acumulamos menos umidade nas roupas durante o inverno e, assim, nos aquecemos mais rápido.

Apesar do frio e da neve, Alberta é a província que, em média, mais recebe luz solar durante o ano. Calgary é considerada a cidade mais ensolarada do Canadá, já que recebe 2,396 horas de sol, que correspondem a 333 dias ensolarados por ano (dados de uma pesquisa comparando dados de 1981 à 2010).

Além disso, Alberta tem um céu maravilhoso e um pôr do sol fantástico quase todos os dias, e ainda é possível ver o espetáculo natural da Aurora Boreal de quase toda a província, quando os níveis de magnetismo da Terra estão altos.

image

04. Montanhas

As Montanhas Rochosas, cartão postal do Canadá, estão localizadas, em grande parte, na província de Alberta. Então, durante o inverno não faltam coisas para se fazer. Principalmente para quem gosta de esportes como snowboard e esqui, Alberta é o cenário perfeito: neve, montanhas e resorts, por aqui temos de tudo. E até para quem é mais tranquilo e nada radical, em Alberta também é possível desfrutar das famosas hot springs, que são piscinas naturais de águas termais.

image
Ponte sobre o Bow River, na região de Banff, Alberta

As montanhas e cidades turísticas do inverno, como Jasper e Banff, duas cidadezinhas super charmosas no interior da província, também são adaptadas para as outras estações do ano. Depois que a neve derrete, é possível explorar, caminhar pelas trilhas e até praticar mountain bike. Os lagos que antes eram usados para a patinação no gelo, abrigam canoas, pedalinhos e até barcos maiores. Sem falar que a região montanhosa e a vegetação de taiga e tundra, repleta de pinheiros e muitos animais selvagens de várias espécies, são um atrativo à parte.

image
Bow River aos pés das montanhas rochosas, durante o verão
Compartilhe!
0

13 Comments on “Quatro razões para morar em Alberta”

  1. Jorge

    OLa Elisa,

    Muito bom o blog. Parabéns.
    Vi que os comentarios são de 2016 e ja que conheci seu blog em Fevereiro de 2018, sabe me dizer como esta o mercado de turismo em Calgary ou Edmonton? Andei pesquisando, mas acho interessante saber dos locais como realmente esta.
    Faço college em Vancouver, que ‘e uma cidade maravilhosa, mas impossível de se comprar um imóvel.
    Obrigado,
    Jorge Junior

    1. ELISABRENNER

      Olá Jorge, obrigada pelo comentário e pela visita ao blog. Eu não entendo muito sobre mercado de turismo hehe mas posso dizer que a cidade de Edmonton é sempre bem movimentada, por aqui acontecem festivais o ano inteiro e por isso sempre tem gente visitando. Em calgary por ser mais próximos das montanhas e da cidade de Banff, acredito que por lá deve ser bem agitado também! Eu adoro as duas cidades, mas tenho vontade de me mudar para calgary por causa da proximidade das montanhas! Espero ter ajudado,
      Elisa

  2. Edson Martins

    Ola Elisa.
    Estive conhecendo sua cidade. Ficamos na casa de meu filho que reside em Sherwood Park. Simplesmente fabuloso este lugar. Ele residiu um tempo em Fort MacMurray , mas já esta a um ano em Edmonton nesta comunidade que mencionei. Gostamos tanto que estamos agitando nossa mudança para lá, cuidando de venda de casa e carro no Brasil para morarmos em Sherwood. Fomos visitar Jasper Mountains e as cidades vizinhas…. caramba ! Que lugar ! Vc tem razão quando elogia Alberta pois tambem fiquei muito impressionado com a estrutura, condições, povo, etc. Temos ideia de investirmos em algo por ai. Quem sabe quando fizermos 02 anos de moradia também tenhamos mais coisas a falar. Abraços.

  3. Brunna

    Olá Elisa,

    Adorei o seu blog! Vou acompanhar as postagens, pois os textos são ótimos e inspiradores rsrsrs

    Já estudei inglês no interior de BC, em Kelowna (sou apaixonada pela região!), e hoje estou na fase da preparação financeira para voltar para o Canadá, dessa vez para cursar um College.
    Estava bem presa à província de Manitoba pelo baixo custo de vida, facilidade de conseguir a PR e tuitions mais acessíveis, porém Alberta chama muito a minha atenção.

    Você indica outros blogs que falem sobre os programas de imigração de Alberta, custos de vida, etc?

    Boa sorte na vida por aí!

    Brunna

    1. ELISABRENNER

      Oii Brunna,
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog.
      Eu não conheço Manitoba e sou suspeita para falar de Alberta, mas eu sou apaixonada pela região.
      Sobre dicas de blog, eu conheço o da Juliana – http://edmontonfeelings.com/ – ela dá muitas dicas sobre a cidade.
      Também tem o blog da Priscila – https://embarquecomapri.com/ – que é mais focado na região de Victoria/ BC.. mas lá ela dá algumas dicas de turismo, colleges e até aborda alguns tópicos a respeito de imigração, entre outras coisas legais.
      O blog Vida na Gringa – http://www.vidanagringa.com.br/- é um dos meus favoritos, também sobre Edmonton, mas ele está fora no ar, no momento.. não sei quando volta, mas se quiser anotar ai, pra dar uma olhada de vez em quando, pra saber se já voltou hehehe
      Ah acabei de descobrir o blog da Mariana – http://marianaday.com/- que mora na cidade de Calgary, aqui em Alberta.. eu ainda não tive tempo de dar uma espiada, então não sei muito sobre o assunto do blog, mas parece ser bem interessante!
      Espero ter ajudado!
      Beijos

      1. Brunna

        Olá Elisa,

        Agradeço pela super atenção!

        A família canadense que me hospedou em BC mora hoje em Ft MacMurray e todos adoram a região. Mesmo após o incêndio, passaram uma temporada em Calgary, e voltaram para Fort.

        Vou ler os blogs e continuar na pesquisa… Vamos ver onde vou parar!

        Beijo!

        1. ELISABRENNER

          Oii,
          Não conheço Fort Mc mas tenho amigos de lá. Eles tbm adoram a região e tbm voltaram pra lá depois do incêndio.
          hehehe boa sorte com a sua pesquisa!
          Ah, mais uma dica de blog pra você.
          Esse blog é escrito por duas irmãs, uma mora em Sidney e a outra mora aqui em Edmonton – https://indoprafora.com/
          Beijos!

  4. Diana/Stephanie

    Olá Elisa, boa noite! Amei seu blog. Parabéns!

    Gostaria de saber sobre cursos de cinema, teatro e tv, por favor. Gratidão. Beijo

    1. ELISABRENNER

      Olá Diana,
      Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado.
      O que você quer saber sobre esses cursos?
      Beijos

  5. Aracéli D'Avila

    Lindo!! Não é a toa que eu sou apaixonada por Alberta!
    Quando eu e meu marido começamos a pesquisar Colleges em cidades do Canadá, parece que escolher Edmonton foi tão natural … foi amor à primeira vista! rsrsrs

    bjo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *