Tradições Natalinas no Canadá

ELISABRENNERCanadá, Edmonton1 Comment

Nesse post eu falei um pouco sobre as diversas formas que as celebrações natalinas acontecem pelo Canadá. Porém, existem algumas tradições, um pouco mais comerciais, que acontecem em quase todos os lares canadenses. Neste post falarei um pouco mais sobre elas.

  • Christmas Crackers

Se você der uma volta pelas lojas de departamento e supermercados, nessa época de natal, você verá muitas embalagens como esta à venda:

 FullSizeRender (1)

Essas são conhecidas como Christmas Crackers, parecem bombons gigantes, envoltos em uma papel brilhoso. Esses crackers são uma tradição herdada da Inglaterra e ele é feito de um tubo de papelão envolto por um papel luminoso.

Durante o almoço de Natal os canadenses colocam estes crackers na mesa, que é puxado por duas pessoas e, como aqueles ossos de galinha da sorte, se divide de forma irregular. Dentro de cada cracker há um prêmio (um chaveiro, uma caneta, algum brinde bem bobinho mesmo) e quem tirar a parte maior ganha o presente.

  • Poinsétia

FullSizeRender[2]

Originária do México, é também conhecida como flor-do-natal. Ela é muito usada para fins decorativos, devido ao fato de suas folhas serem semelhantes às pétalas de flores vermelhas. Como é uma planta de dia curto, floresce exatamente no solstício de inverno que coincide com o Natal no hemisfério norte.

Por aqui se encontra muitas plantas dessa para vender nos supermercados.

FullSizeRender[3]

Encontrei algumas flores azuis no supermercado.

  • Gingerbread House

Outra super tradição aqui no Canadá é montar uma casinha de pão de gengibre. As crianças sempre constroem uma nas escolas, há competições nas festas de final de ano dos escritórios, e vários kits para vender nos supermercados.

Esses kits são completos: com as bolachas prontas, um suporte para montar a casinha, as balinhas para enfeitar, e o icing (uma espécie de cobertura de açúcar que você usa para colar as bolachas).

FullSizeRender (2)

FullSizeRender (3)

Esse fim de semana comprei o meu primeiro kit de Gingerbread House e já estou super ansiosa para montá-lo. Como a minha família chega semana que vem para passar o natal com a gente, vou esperá-las para montarmos juntas!!

  • Suéteres de Natal

Nessa época, por todas as lojas se encontra para vender vários suéteres de natal. Existem muitos modelos diferentes, alguns mais feios que os outros, mas todo mundo usa. Já ouvi falar que existem até competições para determinar quem possui o suéter mais feio hahaha. Isso me lembra os suéteres que a Sra. Weasley bordava todo Natal para os seus filhos, no livro Harry Potter.

badass-christmas-sweater

O importante é entrar na brincadeira e claro se manter aquecido.

  • Cartões de Natal

Por aqui, ainda é muito comum mandar cartões de natal pelo correio. Eu acho essa tradição super fofa. Em quase todos as lojas se encontram vários tipos de cartões para escrever e mandar para os amigos.

FullSizeRender

Eu e o Bruno já recebemos uma cartinha de um casal de amigos canadenses.

IMG_9295       IMG_9296

  • Carta para o Papai Noel

O Papai Noel, também conhecido como Santa Claus, mora no Canadá! Vocês sabiam que o Polo Norte fica aqui?

 Por isso, é muito comum que as crianças mandem cartas para o Papai Noel, e é muito fácil. Mas tem algumas regrinhas:

  1. Colocar o endereço completo do remetente no envelope. Como isso é uma coisa do correio daqui então precisa morar ou estar no Canadá
  2. Escrever pequenos detalhes como o nome da criança, os gostos e pelo menos um desenho. Os pais podem ajudar.
  3. Enviar até o dia 16 de dezembro.

O Papai Noel responde cartas em 30 idiomas, inclusive Braile! O site do Canada Post (o correio daqui) disponibiliza algumas dicas e o endereço para escrever e enviar as cartinhas.

  • Visitar o Papai Noel

Os shoppings daqui não ficam tão decorados para o natal como os do Brasil, mas sempre tem a presença do Papai Noel e as crianças fazem filas para garantir uma foto com o bom velhinho.  Para quem não quiser enfrentar as filas, também há a opção de marcar um appointment com ele.

Este site disponibiliza uma lista com 8 lugares, aqui em Edmonton, com os respectivos dias e horários para quem quiser tirar uma foto com Santa Claus.

Para aquelas pessoas que são donos de cachorros ou gatos, o Edmonton Human Society oferece o pet pic with Santa, aonde os pode-se tirar fotos do Papai Noel com os animais de estimação.

  • Canções Natalinas

Os corais natalinos, conhecidos como Christmas Caroling, são super comuns aqui no Canadá, dá para assistir ass várias apresentações nos shoppings e em alguns eventos. Várias cantigas tradicionais de natal são cantadas em coro e é bem bonito de se escutar, mas só de vez em quando, né?!

Nas rádios e nas lojas já se escuta tanto dessas cantigas natalinas que eu já enjoei, e eu já li que no dia 24 e 25 vai ficar pior hahaha.

  • Árvore de Natal

Elemento fundamental de qualquer natal, não é mesmo? Todas as lojas estão cheias de itens de decoração, nem precisa procurar muito para encontrar os mais diversos enfeites natalinos e árvores de todos os tamanhos e cores. Basta escolher a que mais lhe agrade, levar para casa e pronto.

FullSizeRender[1]

Bolas decorativas para todos os gostos e bolsos

FullSizeRender (2)

Por aqui, é muito comum que as pessoas comprem pinheiros de verdade para decorar as casas no natal. Existem várias espécies de árvores:  fir, pine, spruce, cedar e cypress. Cada árvore tem características únicas, não só em termos do seu valor estético mas também a longevidade, estilo dos ramos e propriedades olfativas.

FullSizeRender[2](1)

FullSizeRender[1](1)

Algumas árvores “de mentira” vendidas no Walmart

  • Estrela para o topo da árvore

A estrela de Natal, também conhecida como a estrela de Belém, tornou-se um ornamento típico de qualquer casa, na época de Natal. Ela é colocada no topo da árvore de Natal ou no presépio e lembra-nos a estrela que guiou os três Reis Magos até ao local onde o menino Jesus nasceu.

FullSizeRender (3)

  • Guirlandas Natalinas

O uso de coroas como decoração é um costume antigo. Os romanos usavam ramos verdes que enrolavam nas suas coroas. Também exibiam coroas de ramos verdes nas suas portas como sinal de saúde para todos os que lá habitavam.

Super tradicionais, as guirlandas natalinas caracterizam-se por serem feitas de galhos verdes entrelaçados, de cipreste ou abeto, que representam a vida. Os seus galhos verdes, mesmo no inverno, significa que os cristãos devem manter a fé e a esperança, apesar de todas as contrariedades.

FullSizeRender(1)

  • Meias Natalinas

Por aqui também é tradição pendurar uma meia próximo à lareira da casa ou na janela. Originalmente seria dentro delas que o Papai Noel deixaria os presentes na noite de Natal.

Hoje ainda é muito comum pendurar algumas meias pela casa, e vamos combinar que elas dão um super charme à decoração.

FullSizeRender[3](2)

 

Essas são algumas tradições que eu consegui lembrar, e vocês conhecem mais alguma? Escrevam aqui nos comentários.

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

One Comment on “Tradições Natalinas no Canadá”

  1. Pingback: Montando nossa primeira casa de gengibre - Casei e Mudei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *