Transporte Público em Edmonton

ELISABRENNERCanadá, Edmonton4 Comments

Edmonton, como as outras principais cidades do Canadá, tem um sistema de transporte público bastante desenvolvido, conhecido por ETS – Edmonton Transit System.

27821_430

A famosa Jasper Ave. na década de 50

Um pouco da história

O sistema de transporte público de Edmonton começou a se desenvolver em 1908, com apenas 4 streetcars, em 1912 foram adicionados 47 novos streetcars e foi só em 1913 que a recém-inaugurada High Level Bridge começou a receber o sistema de transporte público.

Em 1932 foram introduzidos os ônibus, já com o intuito de substituir os streetcars, que já demonstravam claros sinais de deterioração. Em 1939 foram introduzidos os ônibus movidos a eletricidade, os trolleybus, e em 1951 os streetcars finalmente foram extintos.

27657_430

Trolley Bus em 1947

O sistema de LRT – light rail transportation – os metrôs, foi introduzido na cidade em 1974. Edmonton foi a primeira cidade da América do Norte com menos de um milhão de habitantes e a terceira cidade do Canadá a ter esse tipo de transporte público. Em 1992 o sistema de metrô se expandiu para o sul da cidade, com a criação da University Station, localizada à 23m da superfície (a estação mais profunda da cidade) e em 2006 continuou se expandindo no sentido sul, com a implementação da Health Sciences Station.

using_the_lrt

Outras estações de metrô mais ao sul foram construídas mais tarde e uma nova rota direta de ônibus que liga o Aeroporto Internacional de Edmonton à última estação ao sul da LRT: a Century Park Station, conhecida por rota 747, criada em 2012.

Muitas atualizações e renovações foram feitas ao longo dos anos em todo o sistema de trânsito, para saber o histórico completo acesse o site

ETS em números

Atualmente, o sistema de transporte público de Edmonton conta com 01 rota de LRT, 207 rotas de ônibus, e 217 rotas de ônibus escolares, sendo que são 7369 pontos de ônibus e 18 estações de metrô. O serviço é utilizado por uma população de 817,498 de pessoas (censo de 2012) e engloba uma área de 700km2

lrtnew

Bilhetes e passes

O valor do bilhete é $3,25 e pode ser comprado em moedas ou notas nas máquinas das estações de LRT ou apenas em moedas, com o valor exato, ao entrar no ônibus. A única exceção é a rota 474, que vai da Century Park Station até o Aeroporto, que custa $5.

Os passes são vendidos em farmácias ou em lojas de conveniência (e também online aqui), existem vários tipos de passes, como o passe de 10 unidades ($24,75 para adultos e $21,50 para adolescentes – 6 a 17 anos e para idosos – pessoas acima de 65 anos) também existe o DayPass, no valor de $9,25 e pode ser usado para viagens ilimitadas durante um dia por um adulto e até quatro crianças de 12 anos.

Ainda existe o passe mensal, que tem valores variados para adultos ($91,50), estudantes ($83,50), adolescentes ($69) e idosos ($14,25).

Transfers

Ao entrar no ônibus, caso você precise usar outro meio de transporte público (outro ônibus ou até mesmo o LRT) para completar a sua viagem e está pagando em dinheiro ou usando um bilhete, você pode pedir ao motorista um transfer, que terá validade por 90 minutos.

O bilhete do LRT vale por 90 minutos, durante esse tempo você poderá pegar quantos trens precisar para concluir a sua viagem, também poderá sair e voltar da estação caso seja necessário. Para chegar ao LRT não existe catraca, a entrada no metrô é livre, mas é mandatório que você, ao entrar na Payment Proof Zoone, tenha em mãos algum tipo de transfer, bilhete validado ou passe.

lrt_proofofpaymentsign

Existem Transit Peace Officers, que trabalham durante todo o funcionamento do metrô (das 5a.m. às 2a.m. de segunda à segunda) fiscalizando aleatoriamente os cidadãos. E caso você seja flagrado usando o LRT sem pagar… bom, ai não tem choro nem vela, $250 de multa , sem falar na humilhação, né??!

DATS

O Disabled Adult Transit Service é um sistema especializado oferecido para pessoas acima de 16 anos que possuem algum tipo de problema de locomoção ou de cognição e por isso não conseguem usar o sistema regular de transporte (lembrando que todos os ônibus e trens do metrô são adaptados para cadeirantes, esse serviço é para os casos mais graves).

25172

Esse serviço deve ser agendado com antecedência de no mínimo 3 dias a no máximo às 12p.m. do dia anterior. As informações para os agendamentos se encontram nesse site e tem o mesmo custo de uma viagem em um ônibus regular.

Bikes e Strollers

Os ônibus possuem um rack no exterior em que é possível encaixar até duas bikes, porém, por motivos de segurança, não é permitido levar bikes nas rotas intermunicipais. Para informações mais completas e sobre tamanho máximo permitido, clique aqui.

Nos trens do LRT, também é possível levar bikes, exceto nos horários de pico, de segunda à sexta, das 7:30 a.m às 9a.m. e das 4p.m. às 5:30p.m. Não existe taxa extra. Outras informações aqui.

Os ônibus e trens também são adaptados para receberem strollers, que são carrinhos de bebê. Para informações de segurança, clique aqui.

stroller

Bônus

  • Em oito estações, o ETS oferece estacionamento grátis para seus clientes poderem deixar o carro ali e seguirem para o destino final de ônibus ou trem. Dica: nas estações principais, o estacionamento sempre lota antes das 8a.m., então chegue cedo!
  • A ETS está promovendo a campanha THANKS, que tenta ensinar algumas regras de etiqueta aos seus clientes. Ao invés de divulgar uma longa lista com “o que não fazer”, eles agradecem por algumas boas atitudes, como dar o seu lugar para pessoas com menos mobilidade, manter o volume do fone de ouvido baixo e até por tratar o operador do ETS com respeito.
  •  thanks
  • A ETS possui um aplicativo para celular, chamado ETS TO GO, que fornece os horários dos ônibus e até o ETS TRIP PLANNER, uma ferramenta online super completa e muito útil que permite que os clientes planejem a sua viagem, de acordo com os dias da semana e horário.

Ei, você que também mora em Edmonton, tem algum comentário a fazer? Ou gostaria de complementar alguma coisa? E se você mora em alguma outra cidade do Canadá, como é o sistema de transporte público da sua cidade? Vou adorar saber!

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

4 Comments on “Transporte Público em Edmonton”

  1. BRUNA KALISIENSKY

    Conheci hj teu blog e achei bem legal, Parabens!
    Edmonton é uma das minhas opções, além de Winnipeg e Toronto. Bom encontrar um blog que fale de outras cidades e provincias.
    Abraço, Bruna

    1. ELISABRENNER

      Oiii,
      fico muito feliz de você ter gostado do blog!
      Obrigada pelo comentário e pela visita
      Beijos

  2. Pingback: Easter Monday at Edmonton Valley Zoo - Casei e Mudei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *