Você está preparado para morar no Canadá?

ELISABRENNERCanadá4 Comments

Corrupção, impostos, aumento de taxas, desemprego, violência, desvalorização da moeda.

No Brasil não se fala em outras coisas. Tenho lido e escutado muitas reclamações. Não é pra menos… a situação está realmente feia. 

E é por isso que quase todos os dias, pessoas diferentes me perguntam sobre o Canadá e o que elas precisam fazer para se mudarem pra cá. Também tenho lido diversos textos em blog de pessoas que moram no exterior e também escutam frequentemente a mesma pergunta. 

Primeiro, gostaria de esclarecer que o meu blog não é um blog de imigração. Segundo, eu não sou a pessoa mais indicada para responder as milhões de perguntas sobre imigração, vistos, universidades e oportunidades de emprego. Eu moro aqui há apenas 5 meses e não tenho muitas dessas coisas nem pra mim… e terceiro, todo mundo quer mudar de vida, construir uma família num país de primeiro mundo. É sim um sonho! Um sonho bem possível mas será que você está preparado para isso?

 Semana passada foi publicado um texto fantástico chamado Será que morar no Canadá é pra você? -por favor leiam esse artigo. E esse texto faz mais sentido ainda quando lido junto com este, publicado na Revista Super Interessante, há algum tempo atrás, que aborda a polêmica do PIB (perfeito idiota brasileiro).

Recentemente, saiu uma pesquisa chamada Best Countries que elegeu o Canadá como o segundo melhor país do mundo – vale a pena dar uma olhada no site para entender os quesitos da pesquisa.

IMG_0664

Cidade de Edmonton

E o que faz com o que o Canadá esteja tão bem colocado nesse ranking? Com certeza não é porque os canadenses são melhores que os outros, mas é claro que cultura local influencia bastante, não é mesmo? Expliquei um pouco sobre algumas curiosidades culturais dos canadenses neste post, mas nunca é demais repetir algumas coisas, né?

Aqui todo mundo lava a própria roupa, cozinha o próprio jantar, anda de metrô e de ônibus como se fosse a coisa mais normal do mundo, porque realmente é muito normal! Quase ninguém tem empregada doméstica e as crianças aprendem desde cedo a ajudarem em casa. Por aqui, todo mundo se sente seguro dentro e fora de casa.

No Canadá todo trabalho é digno, bem remunerado, visto com bons olhos e valorizado. Não existe a malandragem e nem o jeitinho brasileiro de tentar burlar as regras; as pessoas esperam na fila, respeitam o próximo e aguardam a sua vez.  No trânsito, sinal amarelo significa diminua a velocidade e pare. Todo mundo recicla o seu lixo, pede desculpas e é gentil uns com os outros. 

Respeito é a palavra que define bem o Canadá. Respeito pelas diferenças, pelas crenças religiosas, pelos imigrantes, pelos refugiados, pelo dinheiro e coisa pública, pelas vagas reservadas para deficientes, pelo vizinho, pelo trabalho dos outros, pela natureza e claro, pelo país.

Eu sou eternamente grata pela oportunidade de viver num país tão maravilhoso e se você também tem o sonho de vir pra cá, comece a agir: pesquise, vá em uma agência de intercâmbio, visite um advogado especializado em imigração, navegue por blogs que se dedicam a esse assunto e também pelo site do governo canadense, que tem todas as informações.

CWxlI7VWIAUadfd

“Você não pode comprar felicidade mas você pode morar no Canadá, que é quase a mesma coisa”

Agora se você quer continuar no Brasil e espera um futuro melhor para a sua “pátria amada”, me faça um favor: pare de reclamar nas redes sociais e faça alguma coisa. Pare de ser um perfeito idiota brasileiro, acomodado e que se acha o dono do pedaço, porque como já disseram por aí: caráter é aquilo que você faz quando ninguém está olhando.

Compartilhe!
0
YOU MAY ALSO LIKE...

4 Comments on “Você está preparado para morar no Canadá?”

  1. diariocasal20

    Conheci o texto da Viajadora na época que ela publicou e adorei! Me identifiquei em todos os pontos e fez reafirmar a certeza que eu já tinha: SIM o Canadá é para mim 😀
    Vou seguir o seu blog e acompanhar a sua trajetória nessa terra maravilhosa!!

    Beijos

    1. ELISABRENNER

      Oiii, obrigada pela visita!
      Eu amei esse texto da Viajadora, achei super sincero e criativo hehe tbm me identifiquei em todos os pontos!
      Obrigada por seguir o blog, espero que goste!
      Beijos!

  2. Thais Freitas

    Oi, Elisa!
    Obrigada por linkar o Viajadora no post, ficou muito legal o conteúdo. Aliás, não conhecia o Casei e Mudei, gostei muito, vou visitar sempre agora!
    Beijos

    1. ELISABRENNER

      Oi Thaís!
      Imagina, já falei e digo de novo, aquele post do Viajadora ficou simplesmente fantástico e disse tudo que eu queria dizer há algum tempo haha
      Seja muito bem vinda ao blog!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Beijos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *