Zika: emergência de saúde pública internacional

ELISABRENNERCanadá1 Comment

Segunda-feira a Organização Mundial da Saúde decretou o mosquito transmissor do Zika Vírus, possível causador de microcefalia em bebês recém nascidos um caso de emergência da saúde pública internacional. No Brasil a situação está bem grave, até hoje já são 404 casos confirmados e 4.783 suspeitas.

zika globo

A lista dos países afetados pela infestação do mosquito é bem extensa, quase toda América do Sul e Central.

ew-zika-map-americas

Por isso que como nos Estados Unidos, o governo Canadense tem advertido às mulheres grávidas a não irem aos países afetados e para aquelas que realmente precisam viajar para as regiões de risco que tomem as precauções básicas para se protegerem, como usar calças roupas de mangas compridas, repelentes e ainda manter as portas e janelas fechadas durante o dia.

zika-fact-card

Mesmo que o mosquito transmissor não esteja presente no Canadá, o governo está bastante preocupado com toda a repercussão, até porque foram confirmados 4 casos de infecção pelo vírus em canadenses que viajaram para áreas de risco – entre eles, uma mulher que não estava grávida.

Por causa das recentes suspeitas da transmissão sexual do vírus – através de sangue contaminado, a Canadian Blood Services (sistema responsável por doações de sangue aqui do Canadá) tem rejeitado doações de pacientes que estiveram em qualquer um dos países onde há a epidemia no prazo de um mês.

Cientistas Canadenses e Norte-Americanos já estão trabalhando juntos para o desenvolvimento de uma vacina, que eles acreditam estar pronta até o final do ano. O estudo está sendo liderado pela University of Pennsylvania, nos Estados Unidos e pela University of Laval, em Quebec.

Compartilhe!
0

One Comment on “Zika: emergência de saúde pública internacional”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *